Acordo de Cooperação entre Uema e Senai irá beneficiar estudantes do ProfiTec

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) formalizou, ontem (19), um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MA) para fortalecimento das atividades de ensino dos cursos vinculados ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT/Uema), incluindo aqueles ofertados pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).

Durante a reunião, o reitor Walter Canales e uma comitiva da Uema apresentaram a universidade e suas potencialidades aos gestores regionais do Senai, do Serviço Nacional da Indústria (Sesi), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Instituto Euvaldo Lodi Maranhão (IEL-MA).

Professor Walter também enalteceu a importância da parceria para o desenvolvimento e formação profissional dos estudantes da Uema.

“Essa parceria é de extrema importância por proporcionar uma oportunidade valiosa para os estudantes aprimorarem suas habilidades práticas e teóricas, além de estabelecer uma conexão direta entre a academia e o mercado de trabalho. A parceria com o SENAI/MA oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações reais do mercado de trabalho, possibilitando um contato mais próximo com as demandas e desafios da área. Isso contribui para os futuros profissionais estarem mais preparados e alinhados com as necessidades do setor”, comentou o reitor Walter Canales.

Já o presidente da Fiema, Edilson Baldez, expressou satisfação com a continuidade da parceria e dos benefícios que pode trazer para a sociedade maranhense.

“É com muita felicidade que digo que continuaremos com o nosso acordo de cooperação que apresenta benefícios para o Maranhão. Com isso, ajudamos a capacitar alunos que buscam sempre extrair o melhor dessas oportunidades”, comentou.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, cogitou a possibilidade de oferta de cursos tecnólogos em parceria com o Senai para atender demandas específicas do mercado de trabalho.

“Com a continuidade dessa cooperação entre ambas instituições, nossos estudantes do curso de Energias Renováveis poderão utilizar os laboratórios do Senai para realizar atividades práticas e, assim, conseguirem explorar o máximo de conhecimento na área que escolheram se profissionalizar. Ganham os estudantes, ganha o mercado de trabalho com profissionais altamente capacitados e ganha a sociedade maranhense que vai presenciar os frutos desse desenvolvimento”, pontuou Lúcio Campos.

Fotos: Rafael Carvalho