Gestão da Qualidade

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Programa de Formação Profissional Tecnológico – ProfiTec foi criado e autorizado, conforme os critérios estabelecidos na Resolução Nº 875/2014 – CONSUN/UEMA de 3 de julho de 2014 pra a proposição de criação de cursos novos.

Perfil Profissional: Planeja, implementa e audita sistemas de gestão da qualidade e produtividade. Realiza mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade. Elabora e analisa documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas. Desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização. Mobiliza pessoas para agir com qualidade em todas as atividades corporativas. Gerencia e mantém o fluxo de informação e comunicação na empresa. Dissemina a cultura da qualidade e produtividade. Capacita pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade. Elabora ferramentas para minimizar a incidência de falhas. Elabora e gerencia estratégias para obtenção de certificações. Desenvolve programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.

Campo de atuação: Atuar em: Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Possibilidades futuras: Pós-graduação na área de Administração. Pós-graduação na área de Engenharia de Produção, entre outras.

Duração: 2,5 anos

Campus de oferta

  • Barra do Corda
  • Itapecuru-Mirim
  • Grajaú
  • São Bento

Estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade

CORPO DOCENTE

– Áurea Celeste da Costa Ribeiro

– Abraão Ramos da Silva

– Fernanda Teixeira Mendes Silva

– Francisco Mário Lima Magalhães

– Gisele Martins de Oliveira Neves

– Ivaldo Fortaleza Ferreira

– Iran de Jesus Rodrigues dos Passos

– Márcio Sousa Santos

– Moisés dos Santos Rocha

– Rossane Cardoso Carvalho

– Wellinton de Assunção

– José de Ribamar Ferreira Barros Junior

– Thayanne Alves Ferreira

– Priscila Maria Barbosa Gadelha