Criança Engenharia: Atividades do ProfiTec fortalecem educação e inclusão

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Engenharia da Computação, em parceria com outros cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e programas especiais da IES,promoveu, hoje (11), no Campus Paulo VI, mais uma edição do projeto Criança Engenharia.

O evento busca promover a inclusão social e digital de crianças das escolas públicas e privadas de São Luís, além de estreitar as relações da universidade com a sociedade.

Mais de 1.500 crianças de escolas públicas e particulares de São Luís e da cidade de Santa Rita estiveram envolvidas em atividades de contação de histórias, brincadeiras, demonstração de primeiros socorros, exposição invenções tecnológicas e de diversos projetos, trilhas ecológicas e muito mais.

“A ideia inicial surgiu em 2015, com a participação de uma escola. Desde então o projeto foi evoluindo e, no período da pandemia, tivemos que suspender o projeto. Mas conseguimos retornar e já é o segundo ano consecutivo que estamos realizando o Criança Engenharia e batemos o recorde de participação das crianças. Com esse projeto, temos buscado aproximar os projetos da universidade que sejam voltados para o público infantil nessa data, que é especial. Há várias atividades dos cursos de engenharia, dos programas especiais como o ProfiTec, o Ensinar, então todos estão unindo forças ao Criança Engenharia”, comentou o coordenador geral do projeto Criança Engenharia, Reinaldo Silva.

O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), juntamente com o Curso de Engenharia de Produção, organizou a Fábrica de Chocolate, pintura de rosto infantil, demonstração de robótica e escultura de balões.

A coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Thayanne Ferreira, que foi uma das idealizadoras das atividades realizadas pelo ProfiTec no evento, mencionou a importância da participação do programa.

“Quando o ProfiTec foi convidado a integrar a programação do Criança Engenharia, nossa intenção foi criar um espaço lúdico onde as crianças pudessem se divertir e, ao mesmo tempo, saber um pouco sobre os nossos cursos.As crianças puderam brincar, pintar, participar da pintura facial, escultura de balões, além de observar uma demonstração de robótica. Nosso espaço buscou trazer o espírito do que é o Criança Engenharia e também o espírito do ProfiTec, que é de quebrar barreiras, de incluir. Inclusive, nosso cenário aborda sobre inclusão, pois nós gostaríamos de passar a ideia de que o ProfiTec é para todos, assim como a Uema é para todos! E que todos possam ser bem-vindos em nossa instituição”, disse.