ProfiTec e UemaNet reúnem-se com Grupo de Trabalho de Governança de Petróleo e Gás do estado do Maranhão

A coordenação geral do Programa de Formação Tecnológica (ProfiTec/Uema) e do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UemaNet) reuniram-se, ontem (1), no auditório do Uemanet, com membros do Grupo de Trabalho de Governança de Petróleo e Gás do estado do Maranhão para apresentar os cursos oferecidos pelos programas especiais.

Durante a apresentação, o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, enfatizou as vantagens dos cursos tecnólogos, bem como aspectos da metodologia de ensino para formar profissionais capacitados para atuar em grandes projetos e ações industriais do setor de Petróleo e Gás.

“Os cursos do ProfiTec funcionam apenas aos finais de semana, o que possibilita a muitos estudantes de diferentes faixas etárias conciliarem outras atividades e metas ao longo da formação acadêmica. O ProfiTec é um programa que ainda vai crescer bastante e a intenção é abrir cursos que estejam alinhados com as demandas da sociedade. Reforço que o ProfiTec está de portas abertas para contribuir na formação de profissionais que venham a atuar também no ramo de petróleo e gás”, disse o coordenador geral do ProfiTec e membro do GT de trabalho de Governança de Petróleo e Gás do Estado do Maranhão, Lúcio Campos.

A coordenadora geral do UemaNet, Lígia Tchaika, também teve a oportunidade de expor os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação ofertados pelo Núcleo na modalidade a distância.

De acordo com a professora, a educação a distância tem se mostrado uma alternativa eficiente para a capacitação de profissionais em diferentes áreas, com a possibilidade de estudar remotamente, os alunos podem conciliar o aprendizado com suas atividades profissionais.

Após as apresentações, houve um momento de debate para esclarecimentos de dúvidas e também visita às instalações do UemaNet.

Sobre o GT de Trabalho de Governança de Petróleo e Gás do estado do Maranhão

O papel do GT é de articulação e conexões com o ecossistema da cadeia do petróleo e gás para atuação integrada visando o desenvolvimento de políticas públicas, corporativas e iniciativas de inserção das pequenas empresas maranhense na cadeia do petróleo e gás.

Fazem parte do ecossistema as instituições públicas e privadas, órgãos federais, estaduais, organizações da sociedade civil organizada, instituições de Ensino Superior e empresas. A Uema é uma das universidades integrantes do grupo e está liderando a pauta de recursos humanos.