Estudantes do Campus Santa Inês conhecem infraestrutura de rede da CTIC e de empresas em São Luís

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Santa Inês participaram, no dia 5 de julho, de uma visita técnica ao Campus Paulo VI e também em duas empresas.

O grupo foi acompanhado pelo coordenador do Curso do CST em Redes de Computadores – do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfitTec/Uema), Pedro Brandão, e pela professora Marta Barreiros.

Eles visitaram as instalações do Porto do Itaqui, do EQT Lab – Laboratório e Hub de Inovação da Empresa Equatorial, e da Coordenação de Tecnologia de Informação e Comunicação da Uema – Campus Paulo VI.

No Porto do Itaqui, os estudantes participaram de uma palestra sobre a história e atividades operacionais da empresa e puderam fazer um tour pela área onde ficam os berços operacionais do porto, locais onde os navios são atracados. Além disso, também foi possível a visitação ao Data Center.

Já na EQT Lab, a curadora Andressa Gaspar mostrou o espaço e falou dos projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital contratados junto a universidades, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia.

“Esperamos que a EQT Lab seja um impulso para surgimento de ideias que ajudem a ampliar os horizontes dos nossos universitários, possibilitando fazer conexão com o mercado, chances de realizar negócios, desenvolvimento pessoal e profissional. Quem sabe, no futuro, eles possam fazer parte do nosso capital intelectual. Para nós seria uma honra”, pontuou Andressa.

O último espaço visitado pelo grupo foi a CTIC, no Campus Paulo VI, onde foram recebidos pelo engenheiro de Redes, Richardson Lima, e pelo professor Rafael Martins, que apresentaram o setor, como atua o profissional de Redes Computadores e a área do Data Center.

“Os alunos tiveram a oportunidade de ver como é o cotidiano do profissional de rede de computadores. Eles vieram conhecer as estruturas daqui de São Luís em relação aos serviços de redes, perceberam o que está sendo utilizado para quando necessário e, se possível, adotarem a mesma solução em seus municípios. Foi possível notar a diferença de atuação do profissional, pois onde residem eles lidam com equipamentos mais voltados para telecomunicações, para transmissão, sendo que aqui eles tiveram acesso a algo mais robusto, como ver de perto o funcionamento de um Data Center”, comentou o coordenador Pedro Brandão.

Para a estudante Delma Rodrigues as visitas proporcionaram uma visão privilegiada dos avanços tecnológicos.

“Foi uma extraordinária oportunidade para expandir nosso conhecimento na área, além de nos proporcionar uma visão privilegiada das últimas tendências e avanços tecnológicos. Foram apresentadas todas as áreas de pesquisa e desenvolvimento. Interagimos com engenheiros, professores e colaboradores renomados, que prontamente compartilharam seus conhecimentos e experiências conosco. Suas apresentações inspiradoras despertaram em nós a paixão pela tecnologia e nos motivaram a buscar uma carreira promissora nesse campo”, disse.