Extensionistas ensinam lógica de programação para alunos do Ensino Fundamental nas cidades de Caxias e Santa Inês

As estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do PROFITEC, Paloma Carvalho e Delma Rodrigues, respectivamente, dos campi Caxias e Santa Inês, estão ensinando lógica de programação para estudantes do Ensino Fundamental como parte das atividades do projeto de extensão “Ensino de Programação para crianças do Ensino Fundamental através das ferramentas LightBot, Scratch e VisuAlg”.

O projeto pretende incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos para resolução de problemas, além de despertar o interesse deles pela programação.

As atividades são realizadas sob a orientação do prof. Pedro Brandão e ocorrem na Unidade Escolar Drº Achilles Cruz, em Caxias; e na Escola Municipal Simone Macieira, em Santa Inês.

No colégio Drº Achilles Cruz, a estudante Rainara Pinheiro, do 8ºano, é uma dos 12 estudantes selecionados para participar do curso.

“O jogo de lógica LightBot é muito bom. Estou amando o curso e o jeito como a professora Paloma ensina. Ela tem muita calma e paciência. Esses dias têm sido muito legais e a gente aprende várias utilidades da lógica de programação. É um prazer participar e aprender sobre isso”, comentou Rainara.

Inicialmente, a extensionista Paloma Carvalho apresentou de forma conceitual a lógica de programação e os algoritmos para depois utilizar o aplicativo LightBot de modo que, por meio da interatividade, os alunos conseguissem compreender com mais clareza o conteúdo .

“O aplicativo teve uma boa aceitação e os alunos mostraram um bom desempenho. Com o tempo, consegui notar a diferença na capacidade deles de resolver os problemas propostos. A preparação da aula não se compara à experiência na prática. “Posso dizer que aprendemos com eles e crescemos como pessoa e também profissionalmente. Estar nesse projeto é gratificante, estou comprometida em tornar essa experiência enriquecedora para eles e tenho certeza que ela está sendo enriquecedora para mim, explicou Paloma.

A mesma metodologia no ensino de programação foi aplicada pela extensionista Delma Rodrigues com os 12 estudantes do 7º ano da escola Simone Macieira.

Para Delma, esse projeto tem agregado novos conhecimentos e experiências interessantes.

“Eu nunca tinha ministrado aula, mas, desde o início, abracei esse projeto que tem proporcionado novos conhecimentos e oportunidades para todos os envolvidos. “É, de longe, meu maior desafio e também imensurável a sensação de ver os alunos aplicando o que foi ensinado durante a aula. A satisfação de vencer cada obstáculo e a experiência que se ganha com tudo isso é maravilhosa”, comentou.