Estudantes de Design de Interiores apresentam produtos inspirados no peixe Surubim para Colônia de Pescadores de Bacabal

Os alunos da turma de Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA) do Campus Bacabal apresentaram, dia 14 de fevereiro, para a Colônia de Pescadores de Bacabal, produtos inspirados nos identificadores culturais da cidade.

O design dos produtos foi inspirado nas características do surubim, espécie de peixe abundante na região de Bacabal, e que originou a marca que tem o mesmo nome.

Durante o evento, os pescadores e membros da associação puderam perceber a dimensão da carga cultural de suas atividades. Além disso, os estudantes realizaram entrevistas que contribuíram para produção do Trabalho de Conclusão de Curso, que foi apresentado nesta sexta (17).

O evento consolidou nosso trabalho dentro da metodologia de pesquisa-ação que fizemos para constituir nosso TCC, cujo tema aborda nossa Marca, assim como a aplicação dos nossos produtos como identificador cultural da nossa cidade. Em contrapartida, dentro da metodologia aplicada, produzimos informações e compartilhamos com eles para que percebessem quão grande é a carga cultural que cada um carrega com sua linguagem própria e tão rica, com os conhecimentos que receberam e passaram adiante”, explicou a estudante Cacilda Borges.

Cacilda Borges também contou que a equipe aproveitou para conscientizar a comunidade de pescadores sobre a importância do rio Mearim, bem como sua preservação para sobrevivência das futuras gerações.

Estudantes Luzenilde Costa e Cacilda Borges com os pescadores Zé do Peixe e Francisco

Sobre a Marca Surubim

A marca foi criada pelos alunos Luzenilde Marchão Costa, Mirian Barros de Souza, Cacilda Borges Mendonça e Paaulo Ricardo do Nascimento Sampaio, durante a disciplina “Atelier de projeto: designer como artesanato”, desde então, o projeto foi ganhando força e já conta com o escritório de Design SuruBim.