II Encontro Acadêmico ProfiTec aborda “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: novos cenários e desafios para o futuro”

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, aconteceu o II Encontro Acadêmico do Programa de Formação Profissional Tecnológica – ProfiTec com o tema “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: Novos cenários e desafios para o futuro”.

O evento ocorreu no formato on-line e teve como objetivo fomentar o debate multidisciplinar e transversal, além da troca de experiências entre pesquisadores, alunos e profissionais.

A programação contou com webconferências e minicursos de Power BI e Desenvolvimento de Website em Spring transmitidos pela plataforma Microsoft Teams.

O evento teve em torno de 100 participantes e envolveu pessoas da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA), bem como de outras instituições e empresas.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, a programação oportunizou uma troca de experiências diferenciada aos participantes.

“A ideia do II Encontro Acadêmico ProfiTec é que o estudante tenha também contato com pessoas de fora dos muros da universidade que possam compartilhar experiências e vivências do mercado de trabalho. Como este ano tivemos a participação de seis novas turmas, optamos pelo formato online. Além disso, foi possível abrir vagas para alunos de outras instituições prestigiarem a programação. Faço também um agradecimento à professora Priscila Gadelha que organizou perfeitamente esse encontro”, pontuou.

Para o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do ProfiTec, Paaulo Ricardo, que teve sua primeira experiência como palestrante dessa programação, o evento foi excelente.

“Poder compartilhar com os colegas que estão no início do mesmo curso que eu e de outros cursos foi uma experiência excelente.  Contar como foi minha trajetória no curso, como tem sido no mercado de trabalho, o enfrentamento da pandemia e conseguir conciliar o curso. Além disso, pude perceber que eles entendem a importância do projeto ProfiTec. Eu gostei tanto, que acompanhei todas as outras palestras que eu pude”, disse.