Estudantes do curso de Redes de Computadores vivenciam imersão em Libras com a Associação de Surdos de Coroatá


Por em 22 de outubro de 2025



                     

Nos dias 18 e 19 de outubro, os estudantes do curso tecnólogo em Redes de Computadores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram do último encontro da disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com a presença da Associação de Surdos de Coroatá (ASCOR).

A atividade foi organizada pelo professor Jânio Oliveira Lima e proporcionou uma imersão na cultura da comunidade surda local.

Durante a imersão, os estudantes puderam compreender mais profundamente os desafios e as potencialidades da comunidade surda, aprimorar suas habilidades de comunicação em Libras e desenvolver uma visão mais empática e inclusiva sobre a importância da acessibilidade em todos os espaços.

“Tivemos a oportunidade única de sair da teoria e vivenciar a Libras e a cultura surda na prática, com pessoas que a utilizam no dia a dia. Foi um aprendizado que levaremos para toda a vida. Esta parceria entre Uema e ASCOR demonstra que a educação pública de qualidade é, acima de tudo, inclusiva e socialmente responsável, preparando profissionais mais competentes e humanos para o mercado de trabalho.”, destacou o estudante Higo Nunes.

O professor Jânio Oliveira ressaltou que experiências como essa aproximam o ensino da realidade social e fortalecem a missão da Uema em formar cidadãos comprometidos com a inclusão e a diversidade.

Na ocasião, também esteve presente a diretora do Campus Coroatá, Lília Gomes.

                                                     

Por Débora Souza



Últimas Postagens