ProfiTec conecta universidade e comunidade com capacitação para adolescentes em informática no Campus Coroatá


Por em 2 de dezembro de 2024



Na última sexta-feira (29), aconteceu a  entrega dos certificados de conclusão do curso “Informática Básica Aplicada em Comunidades Carentes em Coroatá” no Campus Coroatá da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O curso, fruto de um projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis(Proexae/Uema), reuniu estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) como instrutores e beneficiou jovens de 13 a 15 anos da Escola Municipal Maçaranduba I, Anexo I, Marajá.

A entrega dos certificados contou com a presença do coordenador do CST em Redes de Computadores do ProfiTec, Pedro Brandão, e de familiares dos adolescentes concludentes, que celebraram o momento ao lado dos alunos e dos instrutores do curso.

O projeto foi coordenado pelo professor José Pinheiro de Moura, com a participação ativa de Milton Rodrigues Ribeiro, bolsista, e dos voluntários Higo Nunes da Silva e Francivaldo Sousa Reis, este último superando as adversidades da deficiência visual e também ensinando o que tem aprendido no curso de Redes de Computadores.

As aulas, ministradas no laboratório de informática do campus, objetivavam a inclusão digital, capacitando os participantes em habilidades essenciais, como digitação, uso de aplicativos de texto e planilhas, além de navegação segura na internet. A proposta, além de ensinar conceitos técnicos, buscou promover a autonomia e ampliar as possibilidades educacionais e profissionais dos jovens.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, destacou a importância da influência da universidade na comunidade externa. “Conectar a universidade às comunidades externas amplia a visão das futuras gerações, levando conhecimento e criando oportunidades que impactam a sociedade de forma direta e significativa”, explicou.

Para o professor Pinheiro, o impacto do projeto vai além da sala de aula.
“A inclusão digital é um passo essencial para reduzir desigualdades e preparar crianças e jovens para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. Ensinar informática amplia horizontes, promove autonomia e reforça a educação como motor de transformação social”, afirmou.

Já o estudante Milton Rodrigues, que atuou como instrutor, celebrou a experiência.
“A experiência como instrutor no curso foi extremamente gratificante. Poder compartilhar o conhecimento adquirido durante minha trajetória acadêmica na Uema, por meio do ProfiTec, com outras pessoas, não apenas reforçou minha paixão por ensinar, mas também despertou em mim um desejo ainda maior de avançar na carreira acadêmica e contribuir para a formação de outros. Esses dias foram enriquecedores tanto para os alunos quanto para mim, mostrando o poder transformador da educação”, comentou.

A coordenadora pedagógica da Escola Maçaranduba, Giusléia Marques dos Santos, exaltou a iniciativa.

“Este curso teve uma grande valia na vida desses alunos, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer e manusear um computador. Os tutores orientavam com muita responsabilidade e o uso do ambiente virtual, tornou o aprendizado mais fácil e divertido, trazendo a interatividade e despertando o interesse dos alunos em aprender”, explicou.

Por Débora Souza



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