Coordenador do ProfiTec destaca formação de mão de obra qualificada no Fórum sobre infraestrutura e industrialização
Por PROFITEC em 22 de novembro de 2024
O coordenador geral do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Lúcio Campos, foi um dos palestrantes do Fórum “Infraestrutura e a Nova Industrialização: construindo o futuro com o olhar proativo do presente”, realizado no dia 21 de novembro no Auditório Josué Montello, na Universidade Ceuma.
O evento, promovido pela Universidade Ceuma em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) e o Conselho Maranhão Export, reuniu especialistas, gestores públicos e empresários do setor industrial para discutir os desafios e as oportunidades relacionados ao desenvolvimento da infraestrutura e da indústria no Brasil.
Durante a programação, Lúcio Campos participou da roda de conversa “Infraestrutura: Dialogando com a Nova Indústria Brasil”, que integrou o painel “Infraestrutura e Políticas Públicas – Gargalos, Financiamentos e Oportunidades”.
O professor participou de debate juntamente com o diretor de Inovação e Tecnologia do Ceuma, Marcos Barros; a diretora de Mineração e Energia Piauí, Hizadora Lima; o diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gustavo Lago; o presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (ANUT), Luiz Henrique Baldez; e os representantes da Infra SA, Urubatan Tupinambá Filho; da empresa GPM Maranhão (Grão-Pará Maranhão), Nuno Gustavo Martins; da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Bacabeira, Geraldo Sampaio; do DNIT, Glauco Silva; e da VLI Logística, Ederson Almeida.
Na ocasião, Lúcio Campos apresentou o papel do ProfiTec na formação de mão de obra qualificada para atender às necessidades do setor industrial no Maranhão, destacando o formato ágil e direcionado do programa, que se tornou uma solução estratégica para capacitação em áreas de alta demanda.
O coordenador destacou o reconhecimento recebido de representantes da área portuária e industrial, que elogiaram a iniciativa como um exemplo de política educacional alinhada às demandas da nova industrialização.
Um dos temas discutidos durante o evento foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Maranhão, localizada em Bacabeira. Este projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) e visa transformar a região em um importante polo industrial e logístico.
A ZPE oferece uma área de livre comércio com o exterior, permitindo a instalação de projetos industriais com benefícios fiscais, como a isenção de impostos, e infraestrutura moderna, incluindo galpões alfandegados, pátios para contêineres e áreas voltadas para diferentes tipos de indústrias.
Ao participar do fórum, Lúcio Campos enfatizou que o sucesso de projetos como a ZPE depende não apenas de infraestrutura física, mas também de uma mão de obra qualificada para atender às demandas das indústrias que serão instaladas.
“O evento proporcionou uma troca de experiências enriquecedora e reforçou a importância de parcerias entre educação, indústria e governo para promover o desenvolvimento sustentável no Maranhão”, disse o coordenador do ProfiTec.