Palestra de abertura do IV Encontro Acadêmico ProfiTec aborda conexões para o avanço tecnológico do Maranhão
Por PROFITEC em 8 de novembro de 2024
Na noite desta sexta-feira (8), foi realizada a cerimônia de abertura do IV Encontro Acadêmico do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com o tema “Transformando conhecimento em conexões para o progresso tecnológico do Maranhão”, o evento virtual tem como principal objetivo fomentar a integração dos estudantes dos cursos tecnólogos e promover o intercâmbio de conhecimentos interdisciplinares, essenciais para o desenvolvimento tecnológico do estado.
A solenidade contou com um dispositivo de honra composto pelo diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Uema, Fernando Lima; o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos; o coordenador científico do programa, Denner Guilhon; e o palestrante da noite, Roberto Serra, diretor executivo da Agência Uema de Inovação e Empreendedorismo (Marandu) e doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para o coordenador geral do ProfiTec, o encontro é uma oportunidade de contribuir para o futuro tecnológico do Maranhão.
“Esse evento é muito importante por reunir toda a comunidade acadêmica do ProfiTec, de cursos regulares da Uema e também de outras universidades para discutir sobre o cenário tecnológico atual, envolvendo vertentes como inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Então, serão dois dias bastante produtivos e quem vai ganhar com tudo isso será o nosso estado, cujos futuros profissionais estão sendo despertados ainda na academia para questões que irão fazer o Maranhão dar um salto na área tecnológica”, disse Lúcio Campos.
O professor Denner Guilhon, organizador do evento, corroborou as palavras do coordenador geral.
“Este encontro é uma forma de experimentar um ambiente de diálogo sobre conexões de diferentes conhecimentos, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, eixos necessários ao alavancamento do estado”, afirmou.
Já o diretor do CCT, Fernando Lima, que é vice-coordenador do ProfiTec, exaltou as características do ProfiTec na formação de mão de obra qualificada.
“Trazemos uma capacitação a contento naquilo que a sociedade espera da universidade. O programa ProfiTec foi pensado para trazer essa expertise em diversas áreas para que os discentes possam aprender e inovar. Nessa perspectiva, eles estão sendo preparados para que tenham a oportunidade de criar e utilizar ferramentas tecnológicas que possam impulsionar o desenvolvimento do Maranhão”, disse.
Durante a palestra magna, Roberto Serra discutiu o papel da inovação e das conexões de diversos setores da sociedade na construção de um Maranhão mais tecnológico e competitivo. O palestrante enfatizou a importância de ambientes colaborativos para o crescimento do ecossistema de tecnologia e inovação.
“O Profitec tornou-se imprescindível para o desenvolvimento do estado do Maranhão. Esse programa especial da Uema se estabeleceu como uma tentativa de redução de indicadores educacionais tão assoladores e as conexões que podem ser criadas entre os diversos segmentos: universidade, empresários e governos configuram-se como diferencial para a transformação da realidade da nossa sociedade”, ressaltou o palestrante.
O evento, que se estenderá até amanhã (9), contará com uma programação diversificada, incluindo minicursos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e uma mesa redonda com histórias de sucesso de egressos do ProfiTec, mostrando a trajetória de ex-alunos que hoje atuam com destaque em suas áreas.
Entre os palestrantes convidados para o segundo dia de evento estão Allan Kardec Barros, presidente da Companhia Maranhense de Gás Natural (Gasmar) e doutor em Engenharia da Informação pela Universidade de Nagoya, no Japão, que abordará a importância da tecnologia para o desenvolvimento local; e Ariadne Rocha, doutora em Agronomia e assessora-chefe da ODS-UEMA, que discutirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seu impacto na sociedade.
Por Débora Souza