Primeira turma de Agrocomputação do ProfiTec/ Uema celebra colação de grau no Campus Balsas


Por em 26 de novembro de 2025



Aconteceu na noite de ontem (25), a cerimônia de colação de grau da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação formada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).

O evento aconteceu no Auditório do Campus Balsas e reuniu autoridades acadêmicas, membros do poder público e de outras instituições, familiares e convidados dos 13 formandos.

Estiveram presentes o reitor da Uema, Walter Canales; o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos; a diretora do Campus Balsas, Maria Célia Dias de Castro; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Uema (CCT) e vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima; o coordenador do Curso de Agrocomputação, Luciano Façanha.

O reitor Walter Canales destacou o caráter pioneiro da iniciativa e a importância estratégica do curso para a região de Balsas. “Estou muito feliz, porque foi uma iniciativa pioneira no Nordeste esse curso. Hoje, já tem mais uma turma em Grajaú e outra turma aqui em Balsas. Então, é um curso que vem a calhar para essa região do agronegócio e vem, logicamente, a capacitar as pessoas para que trabalhem prontamente nas fazendas, nas indústrias, com tecnologia voltada às questões do agro. Parabéns a todos os alunos que se formaram, parabéns à Uema e que continuemos sempre nesse caminho”, comentou.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, ressaltou o impacto da formação e o papel da Uema na qualificação profissional. “Estamos muito felizes hoje aqui, em Balsas, na colação de grau do curso de Agrocomputação, a turma pioneira não somente na Uema, mas no Nordeste. São 13 alunos que hoje saem capacitados com conhecimentos na área de agronomia e de computação, que justamente formam esse curso de agrocomputação. Foi uma iniciativa ousada da Uema, por meio do Profitec, e hoje estamos entregando para a sociedade profissionais altamente capacitados para resolver problemas que tangem a área da agronomia.Sucesso a todos!”, disse.

Representando a turma, a oradora Nagilla Crystina compartilhou sua trajetória e o impacto da formação em sua carreira. “Eu sou um exemplo vivo da formação acadêmica, eu não tinha tanto conhecimento na parte do agro, e o curso agregou na minha vida, tanto nesse quesito como na parte tecnológica, para a realização do trabalho até na empresa onde eu trabalho. Eu cheguei como estagiária e hoje atuo como coordenadora de serviço e tenho aplicado a parte prática do que aprendi durante a graduação. Então, eu acredito que o curso de Agrocomputação vai ser um destravar na nossa região para o setor agrícola por juntar a agronomia com a tecnologia”, explicou.

     

  

Por Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens