Aluno do Curso de Energias Renováveis do ProfiTec/Uema ingressa em Programa Nacional de Desenvolvimento de Competências em Sistemas Digitais
Por PROFITEC em 15 de outubro de 2025
O estudante Thiago Morais Frazão, do curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), iniciou a Pós-Graduação Lato Sensu em Microeletrônica para Front-End Digital – CI Digital, do Programa de Desenvolvimento de Competências em Sistemas Digitais (Programa CI Digital).
O curso integra uma das principais iniciativas brasileiras na área de semicondutores, setor considerado estratégico para o desenvolvimento tecnológico do país.
A aprovação de Thiago chama atenção pela competitividade do processo seletivo. O edital ofereceu 40 vagas e recebeu quase 400 inscrições de todo o Brasil. Mesmo ainda cursando o tecnólogo em Energias Renováveis, o estudante conquistou a vaga entre candidatos já graduados em Tecnologia da Informação, Engenharias e áreas afins, o que destaca seu desempenho e preparo técnico.
De acordo com o coordenador do Curso de Energiais Renováveis, Mauro Sérgio, o programa representa uma oportunidade de capacitação técnica importante. “A proposta busca formar profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de circuitos integrados digitais, contribuindo para o avanço tecnológico nacional. Nós do ProfiTec estamos felizes de ter um de nossos estudantes fazendo parte de algo desse nível”, afirmou.
O Programa CI Digital é executado pela Uema, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Softex, e faz parte do Programa Residência em TIC 41, incluído nos Programas e Projetos de Interesse Nacional nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (PPIs).
Durante a formação, o estudante receberá uma bolsa mensal de 2 mil reais, concedida durante 18 meses.
Por Débora Souza