Abertura do V Encontro Acadêmico ProfiTec destaca inovação, empreendedorismo e protagonismo estudantil


Por em 31 de outubro de 2025



                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta sexta-feira (31), a abertura oficial do V Encontro Acadêmico ProfiTec, promovido pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec). Com o tema “Empreender para Transformar: Inovação e Oportunidade”, o evento tem como objetivo despertar a visão empreendedora dos estudantes e incentivar a criação de soluções inovadoras como instrumentos de transformação social e profissional.

A cerimônia aconteceu na Agência Marandu, em São Luís, com transmissão ao vivo pelo canal @maranduuema no YouTube, reunindo gestores, professores, estudantes e convidados de todas as regiões do estado.

O reitor da Uema, professor Walter Canales, destacou a importância do evento como incentivo ao protagonismo dos estudantes.

“Esse evento pretende mostrar para os nossos alunos que não há apenas oportunidades de ocupar cargos em empresas, mas que eles próprios podem criar as suas, voltadas ou não para a inovação. Desejo sucesso a todos que participam desse evento e aos que estão cursando o ProfiTec, um programa que a Uema criou com um propósito muito específico: promover o ensino tecnológico no interior do estado para impulsionar o desenvolvimento.”, comentou.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, enfatizou que o encontro chega à sua quinta edição consolidando o compromisso do programa com a formação tecnológica e empreendedora.“Neste ano, tratamos de Inovação e Empreendedorismo. Como novidade, no segundo dia, teremos atividades presenciais com minicursos em cada polo, abordando temáticas específicas voltadas à inovação. Esperamos que todos os inscritos estejam engajados em compreender temas que farão a diferença na vida profissional de cada um”, disse.

O vice-coordenador do ProfiTec e diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Fernando Lima, reforçou o papel formativo e inspirador do evento.“Nosso desejo é que todos possam aproveitar ao máximo essa oportunidade. Que participem, aprendam e apliquem cada ensinamento dos profissionais que estarão nos minicursos”, enfatizou.

Já a coordenadora do evento, Thayanne Ferreira, destacou a expectativa positiva em torno da nova edição do encontro e o impacto que ele pode gerar entre os estudantes.“Nossa expectativa é muito positiva para que os nossos alunos despertem para o empreendedorismo e, a partir desse evento, possamos semear pequenas sementes para transformar, inovar e mudar não apenas suas vidas, mas também a realidade do Maranhão e do Brasil.”

Após a cerimônia de abertura, ocorreu a roda de conversa “Empreender no Maranhão: Desafios, Criatividade e Oportunidades”, mediada por Ariana Pimentel, analista de Inovação da Agência Marandu.

O debate contou com a participação de Mayara Damasceno, representante da startup Autoclipper, que apresentou a proposta da empresa de automação de corte de vídeos e soluções criativas para o mercado de conteúdo digital; Patrícia Fernanda, representante da Gamezonia, startup dedicada ao desenvolvimento de jogos educativos com narrativas imersivas e impacto socioambiental; Fernando Furtado, representante da Hermes Healthtech, que destacou o papel da plataforma digital de gestão e monitoramento de saúde na transformação dos serviços de atenção à saúde; e Pedro Leal, representante da Pr3via, que apresentou as soluções da startup em visão computacional para detecção e monitoramento de riscos à segurança no ambiente de trabalho, mostrando como a inovação tecnológica pode ser aplicada em cenários industriais e corporativos.

O V Encontro Acadêmico ProfiTec continua neste sábado (1º), com minicursos presenciais em diversos campi da Uema, abordando temáticas voltadas à inovação, marketing, gestão e empreendedorismo sustentável. As atividades acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 16h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Débora Souza

Fotos: Luis Paulo Sousa



Últimas Postagens