Estudante PcD visual do curso de Redes de Computadores conclui estágio na CTIC em São Luís
Por PROFITEC em 11 de julho de 2025
O estudante Francivaldo Sousa Reis, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), concluiu nesta sexta-feira (11) o estágio na Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/Uema), em São Luís.
Francivaldo, uma pessoa com deficiência visual, é aluno do Campus Coroatá e veio à capital para contar com o suporte do Núcleo de Acessibilidade (NAU) e da equipe do ProfiTec durante a realização do estágio obrigatório. Ele atuou no setor de Redes e Infraestrutura, sob supervisão técnica do gerente Rafael Martins. Entre suas atividades estavam a configuração de roteadores Wi-Fi, switches, suporte às redes cabeadas e sem fio, além do monitoramento de ativos de rede.
Segundo Rafael, ele demonstrou autonomia nas tarefas, especialmente quando o trabalho podia ser feito remotamente. “Aqui, a princípio ele consegue atuar autonomamente de modo remoto. Já para configurações iniciais que exigem contato físico com os equipamentos, como acesso a portas console, a tutora o auxiliou. Quando o equipamento já está na rede, ele consegue fazer uma sessão remota tranquilamente via computador com acessibilidade. Isso mostra que, com os recursos adequados, uma pessoa com deficiência visual pode atuar na área de redes de computadores”, explicou.
Francivaldo avaliou o período de estágio como fundamental para o seu crescimento acadêmico e profissional. “A maioria dos meus colegas fizeram o estágio em Coroatá, mas a Uema me trouxe para cá para que eu tivesse mais acessibilidade aos equipamentos. Com isso, adquiri mais conhecimento, experiência e confiança de que posso atuar na área quando concluir minha formação. Isso foi um grande ganho para mim”, relatou o estudante.
O aluno foi acompanhado pela tutora Daisy Cruz, estudante do mesmo curso no Campus Coroatá, que ofereceu apoio em tarefas como leitura de textos, audiodescrição e transcrição de informações quando necessário. “Estagiar e ao mesmo tempo também acompanhar o Francivaldo é inspirador. Ele mostra todos os dias que com apoio e determinação é possível superar barreiras”, destacou.
De acordo com o coordenador de Estágio do ProfiTec, Wellinton Assunção, a vinda dos estudantes para São Luís foi viabilizada pela coordenação do curso e de estágio do ProfiTec e pelo setor de Estágio e Monitoria da Uema (DEM/PROG), que disponibilizou bolsa para custear o deslocamento. Também houve apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), com a garantia de acesso ao Restaurante Universitário durante o período do estágio, que totalizou a carga horária de 135h.
A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Uema, Marilda Rosa, reforçou o papel da universidade na promoção da inclusão. “É missão do NAU proporcionar às pessoas com deficiência condições para que desempenhem suas atividades acadêmicas de maneira satisfatória. O Francivaldo é um aluno plenamente capaz de responder aos desafios do curso e acreditamos que ele poderá contribuir muito no mercado de trabalho”, disse.
Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, a trajetória de Francivaldo demonstra o compromisso da Uema com uma educação superior inclusiva.
“O ProfiTec reforça o compromisso da Uema com a inclusão e a formação de futuros profissionais para transformar a realidade do Maranhão”, afirmou.
Por Débora Souza