Egressa do ProfiTec tem artigo aprovado no maior congresso nacional de Engenharia de Produção


Por em 2 de julho de 2025



                                       

A egressa do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), Sireika Araújo Carvalho, teve seu artigo selecionado para o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), considerado o maior evento do Brasil na área.

O trabalho intitulado “Gerenciamento das Ferramentas: Fluxograma e Plano de Ação 5W2H no Controle das Manifestações Clínicas da Síndrome Mão-Pé-Boca em uma Pré-Escola do Município de Grajaú/Maranhão” é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante e será apresentado na 45ª edição do ENEGEP, que acontece entre os dias 14 e 17 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de Engenharia de Produção, sendo um dos principais fóruns de divulgação científica e integração entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo.

Para a ex-aluna do Campus Grajaú, é uma chance de compartilhar sua pesquisa em nível nacional.

“Minha expectativa é muito positiva. Acredito que será uma oportunidade enriquecedora para compartilhar os resultados da minha pesquisa”, disse Sireika.

No estudo, ela aplicou ferramentas de Gestão da Qualidade para intervir no controle das manifestações clínicas da Síndrome Mão-Pé-Boca em uma pré-escola de Grajaú. Com o uso do Fluxograma de Processo, foi possível mapear o fluxo diário das crianças e identificar pontos críticos de risco de contágio. Em seguida, a implementação do Plano de Ação 5W2H organizou medidas práticas como campanhas de conscientização, reforço na higiene, acompanhamento de casos e limpeza intensificada dos ambientes. O trabalho envolveu os professores e funcionários da escola, que aderiram às orientações e passaram a monitorar ativamente os sintomas da doença.

Para a orientadora do trabalho, professora Priscila Gadelha, a aprovação no evento confirma o alto nível da pesquisa. “Como gestão é uma subárea da Engenharia de Produção, o artigo se encaixou na proposta do ENEGEP e foi aprovado com notas excelentes. O crivo do evento é bastante rigoroso, porque o trabalho é avaliado como uma pesquisa das engenharias. Isso é motivo de grande satisfação, pois reconhece que foi um estudo bem desenvolvido”.

Por Débora Souza



Últimas Postagens