Coordenador do ProfiTec discute trajetória e avanços da visão computacional em roda de conversa na Marandu
Por PROFITEC em 24 de julho de 2025
O coordenador geral do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), Lúcio Campos, foi um dos palestrantes da Roda de Conversa “Visão Computacional Aplicada: conceitos e aplicações técnicas”, realizada nessa quarta-feira (23), no Miniauditório da Agência Marandu, no Centro Histórico de São Luís.
O evento, promovido pela startup Pr3via, e que integra o Eventos de Conexão Incubadora Uema, contou com a participação do professor Antônio Fernando Lavareda Jacob Junior, também da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que mediou o debate.
A roda de conversa reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia interessados em explorar as possibilidades da visão computacional em diferentes contextos, como saúde, indústria e pesquisa acadêmica. A atividade foi transmitida ao vivo pelo canal da Marandu no YouTube e segue disponível na plataforma.
Durante sua fala, o professor Lúcio compartilhou aspectos de sua trajetória acadêmica e profissional na área, destacando os estudos realizados durante o Mestrado em Engenharia Elétrica, em 2006, com foco no processamento digital de imagens para a detecção de câncer de mama. Segundo ele, os avanços recentes na área, com o uso de redes neurais convolucionais, mimetizam o funcionamento do córtex visual humano, permitindo aplicações mais robustas e eficientes em diversos setores.
“A diferença entre o processamento digital de imagens e a visão computacional está, principalmente, na capacidade de interpretar padrões de forma autônoma, como se o sistema ‘enxergasse’ o que está sendo analisado. Hoje o desafio é fazer com que esses sistemas funcionem de forma embarcada, em dispositivos menores, com eficiência e precisão”, explicou.
Lúcio Campos também alertou para os riscos associados à coleta massiva de dados, especialmente no que diz respeito à privacidade dos usuários.
O público presente e também via chat na transmissão online também interagiu e esclareceu dúvidas sobre o tema.
Assista o evento completo:
Por Débora Souza