Reunião com estagiários do curso de Agrocomputação do ProfiTec em Balsas destaca parceria com empresas do setor


Por em 17 de janeiro de 2025



                             

Na última quarta-feira (15), o Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou uma reunião online com estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação matriculados na disciplina de Estágio Obrigatório no Campus Balsas.

Participaram da reunião a coordenadora de polo do ProfiTec em Balsas, Adriana Diniz, o coordenador do curso de Agrocomputação, Luciano Façanha, e o coordenador de estágio do programa, Wellinton Assunção. Na ocasião, os alunos receberam esclarecimentos e orientações sobre o estágio, além de um panorama das parcerias estabelecidas para proporcionar experiências práticas no mercado de trabalho.

“A realização do estágio para os alunos do Profitec oportuniza aliar os conhecimentos acadêmicos com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, de forma a elucidar e complementar, na prática, os temas abordados durante as aulas. Desse modo, o discente pode reter melhor os ensinamentos sobre a profissão escolhida”, explicou o coordenador de estágio, Wellinton Assunção.

No semestre 2024.2, foram firmados mais cinco Acordos de Cooperação entre a Uema e empresas que têm relação com a área de agrocomputação, possibilitando a oferta de vagas de estágio para os estudantes. Os acordos foram realizados com a Agrogeo Geotecnologias LTDA, Genesis Group TICRM Serviços LTDA; Multiagro Projetos Agrícolas LTDA; Agrisafety Consultoria LTDA e Cerrado Agro Representações LTDA. E foi mantida também a parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA).

Segundo a coordenadora Adriana Diniz, atualmente, nove estudantes estão matriculados na disciplina de estágio obrigatório, e todos já finalizaram ou estão em fase de conclusão de suas atividades nas empresas parceiras.

“O estágio é uma oportunidade indispensável na formação acadêmica, pois permite que os estudantes vivenciem e sejam inseridos no ambiente de trabalho. É o momento de aplicar no campo a teoria tão estudada em sala e desenvolver habilidades pertinentes à profissão. É comum estudantes da Uema serem efetivados após a realização dos estágios”, destacou Adriana.

Campo de estágio da empresa Cerrado Agro Representações LTDA

Estagiária Maria do Espírito Santo dando suporte aos clientes da empresa Cerrado Agro Representações LTDA

Estagiário Raimundo Nonato na empresa Agrisafety Consultoria LTDA

Estagiária Beatriz da Silva atuando na empresa Multiagro Projetos Agrícolas LTDA

 

Por Débora Souza



Últimas Postagens