Uema investe em cursos de educação superior tecnológica para juventude maranhense

Por em 9 de agosto de 2024

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional que visa à formação integral do aluno e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

Pode ser ofertada já no ensino médio, ou no ensino superior, buscando a promoção de jovens a uma habilitação profissional de qualidade.

Na esteira da educação profissional e tecnológica, aparece de forma mais recente os cursos superiores de tecnologia, conhecido popularmente como “cursos tecnólogos”, que nada mais são do que cursos de menor duração, geralmente, de profissões modernas para o mercado de trabalho, nas quais o egresso sairá com um diploma superior, reconhecido

pelo MEC, podendo, inclusive, fazer uma pós- graduação lato ou scricto sensu, prestar concurso público para área, entre outras oportunidades.

Podemos apontar dois grandes entraves na oferta de cursos tecnólogos: o alto custo desses cursos e a disponibilidade do jovem maranhense.

A grande maioria dos cursos precisa de laboratórios e corpo docente qualificado, a nível de mestrado e doutorado. É complicado pensar em como disponibilizar tais recursos em várias cidades do interior do estado do Maranhão, pois falta infraestrutura.

Outro grande ponto a se considerar, é que o jovem do interior do estado, não é estudante “profissional”, ou seja, ele sai do Ensino Médio para buscar primeiro uma fonte de renda e depois pensar em procurar um curso superior, que se encaixe na sua rotina e perfil.

Diante desse cenário, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) idealizou um programa especial, que envolve a mobilidade de docentes, com aulas aos finais de semana e infraestrutura.

Assim, nasceu o Programa de Formação Profissional e Tecnológica, o ProfiTec, no qual a universidade oferta cursos tecnólogos aos fins de semana, em cidades onde a Uema já possui uma estrutura prévia, e com o corpo docente, em sua maioria, de professores mestres e doutores de cursos já oferecidos pela instituição.

O programa teve início em 2020 e hoje já conta com 8 cursos tecnólogos, com duração de dois anos e meio a três anos, distribuídos em 12 cidades do Maranhão.

São eles: Redes de Computadores, Gestão de Qualidade, Design de Interiores, Agrocomputação, Logística, Geoprocessamento, Energias Renováveis, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As primeiras turmas já estão em processo de colação de grau, com a conclusão de sete turmas ainda este ano, injetando no mercado de trabalho local cerca de 140 profissionais de nível superior. Profissionais que irão suprir as demandas na área de tecnologia no interior do estado do Maranhão.

Assim, a Uema cumpre seu papel de democratizar o Ensino Superior com oferta de cursos de qualidade e acessíveis para toda a população.

Por Lúcio Flávio de Albuquerque Campos – coordenador geral do ProfiTec