Campus Bacabal da Uema celebra Colação de Grau de novos profissionais de Design de Interiores pelo ProfiTec

Por em 20 de agosto de 2024

No dia 19 de agosto, ocorreu a Colação de Grau especial dos 12 concludentes do curso tecnólogo em Design de Interiores, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica do Maranhão (ProfiTec), no Campus Bacabal.

A cerimônia reuniu representantes da Gestão Superior da UEMA, direção do campus, coordenadores do ProfiTec, professores, familiares e amigos dos formandos, em um momento de celebração e reconhecimento pelo esforço e dedicação de todos.

A mesa de honra foi composta pelo reitor Walter Canales Sant’Ana; a diretora do Campus Bacabal, Rose Mary Soares; o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos; o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas e vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Thiago Cardoso; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos; e a coordenadora do Curso Tecnólogo de Design de Interiores, Ingrid Braga.

Em seu discurso, a diretora do Campus Bacabal, Rose Mary Soares, destacou a importância da profissão escolhida pelos formandos: “Que cada um de vocês encontre sucesso e satisfação em suas carreiras, e que nunca se esqueçam do impacto que podem ter na vida das pessoas por meio de seu trabalho. Sejam criativos, sejam ousados, mas, acima de tudo, sejam fieis àquilo que acreditam”, declarou.

O reitor Walter Canales também ressaltou a relevância do momento e o impacto do ProfiTec.”Hoje foi um dia especial com a colação de grau da primeira turma de Design de Interiores do Campus Bacabal. Um curso que foi ofertado por meio do ProfiTec, um programa que foi desenhado pela Uema para atender àqueles que pretendem seguir carreira na área tecnológica e ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida. Agradeço ao professor Lúcio, toda a equipe gestora e professores que fazem do ProfiTec um programa que tem repercussão muito positiva em todo o estado do Maranhão. Sucesso a todos os formandos, sucesso ao ProfiTec e viva a UEMA!”, declarou.

Emocionado, o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, falou sobre a importância do momento de colheita de toda uma trajetória que envolveu muitos atores. “Está sendo um dia de muita emoção, de muita alegria. É a segunda turma de Design de Interiores que estamos formando e é a segunda que eu participo também. E é bom saber que a universidade está cumprindo o seu papel social de formar profissionais na área de tecnologia, sendo que muitos deles já estão trabalhando na área, melhorando de vida. Vamos ter mais três colações este ano do ProfiTec e espero que sejam tão lindas e bem representadas como essa”, comentou.

A oradora oficial dos formandos, Mirian de Souza Pereira, relembrou os desafios e a união da turma ao longo do curso: “Fomos parceiros sempre que possível, ajudando e recebendo ajuda na compra dos materiais específicos. Hoje, finalmente chegou o dia da colheita, e com muita alegria queremos expressar nossa gratidão a Deus. Somos gratos à instituição e a todos os professores. Agradecemos aos nossos familiares. Hoje sairemos daqui com um poder em nossas mãos: o de transformar não só um ambiente, mas de tornar em realidade o sonho de alguém”, concluiu.

Nessa colação de grau, os formandos homenagearam a coordenadora do curso com o nome de turma “Professora Ingrid Gomes Braga”, o patrono, professor Walter Canales Sant’Ana, e da patronesse, Jucilene Rodrigues dos Santos. O professor Igor Mendes Monteiro foi escolhido como paraninfo e Luzineide Marchão, concludente do curso, realizou o juramento em nome de seus colegas.

Fotos: Rafael Carvalho