ProfiTec realiza II Encontro Pedagógico com foco em inclusão e tecnologia


Por em 28 de maio de 2024



O Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) realizou, ontem (27), o II Encontro Pedagógico ProfiTec, com o tema “Construindo uma educação inclusiva e tecnológica: desafios e oportunidades na prática pedagógica”.

A programação reuniu o reitor da Uema, Walter Canales, a pró-reitora de Graduação Monica Piccolo, diretores de campus, coordenadores de polo e de curso, além do corpo administrativo do ProfiTec, para discutir estratégias e ações para uma abordagem pedagógica mais inclusiva e alinhada com as necessidades atuais da sociedade.

As palestras envolveram temas como atendimento a estudantes com deficiência, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Uema, Marilda Rosa, e curricularização da extensão, abordado pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da Uema, Ilka Serra; uso de inteligência artificial na educação, que foi exposto pelo doutor em Ciências da Educação e professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), João Batista Bottentuit; além de orientações sobre questões administrativas e financeiras do ProfiTec, que foram tratadas pelo coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, e pelo vice-coordenador Fernando Lima.

“O ProfiTec, como todos sabem, é o nosso programa para formação de tecnólogos, uma área muito importante, com foco no interior do Maranhão , no intuito de formar mão de obra que esteja apta a ocupar vagas nas empresas que já existem ou naquelas que vão se estabelecer nessas cidades. O ProfiTec cumpre seus objetivos quando também promove esse tipo de reunião, envolvendo professores e coordenadores, para a troca de experiências entre as coordenações, pró-reitorias e com outros setores da universidade. Quero dar meus parabéns à coordenação, toda a equipe e todos os campi que têm ProfiTec, que fazem desse programa da Uema um programa de qualidade para atender a nossa população”, disse o reitor da Uema, Walter Canales.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, a intenção é manter esses encontros presenciais para fortalecer as ações do programa. “A ideia desse evento é reunir os coordenadores de polo, diretores de campus e coordenadores de curso para compartilhar experiências acerca da parte pedagógica do ProfiTec. Existem formações, existem debates importantíssimos que estamos tratando nesse evento, tais como as orientações para ensino direcionado aos estudantes com deficiência, a adesão de novas tecnologias para o ensino, e também palestras sobre o papel dos coordenadores de polo e de diretores de campi, e as funções de cada um no ProfiTec. Então, espero que seja o primeiro evento de muitos e que possamos colher bons frutos dessas discussões”, disse.

O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e vice-coordenador do ProfiTec, Fernando Lima, também demonstrou otimismo com os possíveis resultados do encontro. “O objetivo desse evento é que nós possamos nos comunicar de forma mais eficaz com todo o grupo que faz parte do ProfiTec, no sentido de que nós possamos propor, conversar sobre ações, projetos e procedimentos para o aprimoramento e fortalecimento do programa em todos os campi onde está em funcionamento. Dessa forma, esperamos que o evento possa ser muito promissor para cada um de nós e que isso possa nos apontar outros caminhos, outras direções daquilo que nós podemos e precisamos fazer no ProfiTec”, pontuou.

Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e expor suas perspectivas a respeito do trabalho que vem sendo realizado.

“Os cursos do ProfiTec são um fomento para todos nós que já fazemos parte da Uema porque temos a oportunidade de atender outras demandas locais e da região, então vocês estão de parabéns como coordenação e também toda a equipe , quero expressar a nossa alegria de também fazer parte dessa história”, comentou a diretora do campus Codó, Deuzimar Serra.

             

Por Débora Souza

Fotos: Alex Nunes



Últimas Postagens