Inscrições abertas para Bolsa Permanência e Bolsa de Apoio ao Estudante com Deficiência

Estão abertas as inscrições para programas que ofertam bolsas aos estudantes dos cursos de graduação em situação de vulnerabilidade social da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Os editais publicados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae/Uema) disponibilizam bolsas que variam entre R$ 300 e R$ 500 reais.

Os estudantes do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) podem se inscrever, até o dia 26 de abril, por meio do SigUema (https://sis.sig.uema.br/), nos editais de Bolsa Permanência e Bolsa de Apoio aos Estudantes com Deficiência.

Para o Bolsa Permanência são ofertadas 110 vagas e o valor da bolsa é de R$ 500 reais. Dentre os requisitos para concorrer às vagas estão: Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular; estar matriculado no curso de graduação ou tecnólogo entre o 1º e o 4º período,  não ter vínculo empregatício de qualquer natureza ou exercer alguma atividade remunerada; não receber outro tipo de bolsa acadêmica ou de auxílios estudantes; comprovação de renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos; e não estar matriculado em curso de graduação de modalidade integral.

O estudante selecionado terá que exercer atividades administrativas no campus semanalmente, totalizando 20h, desde que não coincida com o horário das aulas.

Em relação à Bolsa de Apoio ao Estudante com Deficiência, são 35 vagas oferecidas. O valor  da bolsa é de R$ 500 reais por mês e pode se inscrever o estudante cadastrado no módulo de Acessibilidade no SigUema, comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, apresentar a documentação completa e que comprove a situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O resultado parcial de ambos os editais está previsto para o dia 27 de maio.  Já o resultado definitivo será disponibilizado no dia 10 de junho e os selecionados irão iniciar as atividades a partir do dia 1 de julho.

Confira todas as orientações sobre cada um dos editais, acesse:

Bolsa-Permanencia

Bolsa-de-Apoio-aos-Estudantes-com-Deficiencia

A Proexae também lançou o Manual da Assistência Estudantil com orientações para facilitar o processo de inscrição de cada edital que está disponível, incluindo do Bolsa Permanência e da Bolsa de Apoio ao Estudante com Deficiência. Acesse aqui.