Turma de Design de Interiores faz exposição de projetos no Campus Codó

A turma do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema), fez, no último final de semana, a exposição de trabalhos da disciplina de Design Thinking para a comunidade acadêmica do Campus Codó.

De acordo com a professora da disciplina e coordenadora do curso, Ingrid Braga, os trabalhos são projetos de design criados para três áreas das instalações do Campus e que os estudantes tiveram liberdade de apresentar propostas.

“Nessa disciplina, foi trabalhado o mapa da empatia, no qual os estudantes fazem análises das potencialidades e fraquezas do espaço e pesquisas com alunos de outros cursos para traçar uma persona. A partir desse processo, eles reuniram as informações e recursos necessários para criação de projetos belíssimos, com propostas de transformar espaços vazios em áreas de convivência, além de inovações em espaços já existentes”, comentou a professora.

Para o estudante Eduardo Almeida, a realização desse trabalho foi de extrema importância porque ele conseguiu utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

“Consegui acrescentar mais algumas habilidades que já vinham sendo desenvolvidas anteriormente no curso, como, por exemplo, buscar formas de entender as dores e necessidades do público e prover soluções para os problemas relatados”, explicou.

O processo criativo do aluno envolveu a elaboração de um questionário aplicado com estudantes de outros cursos para saber o que gostariam que tivesse no campus. Com base nas respostas, ele e seu parceiro de projeto, Vanílson Viana, decidiram qual seria o espaço que receberia atenção especial.

Após essa fase, os idealizadores fizeram o levantamento das medidas da área, registros fotográficos, criação de layout para o ambiente, além de estudo de como tornar o ambiente confortável e funcional. Por fim, a proposta apresentada foi um projeto de uma área de vivência para uso pela comunidade acadêmica e comunidade externa.

Eduardo confessou que elaborar o projeto de área de vivência para o campus só foi possível pelos conhecimentos que obteve no curso de Design de Interiores, tais como conforto no ambiente, ergonomia, paisagismo e outras matérias.

“Posso dizer que tenho uma noção plena de como é ser um profissional da área, tanto pelos conhecimentos adquiridos em sala de aula quanto pelo contato entre alunos e profissionais”, ressaltou.

Os trabalhos da turma também estão disponíveis para acesso em QR Code, com o antes e depois das áreas para as quais foram feitas propostas.

Espaço atual do Campus Codó

Projeto de Área de Vivência elaborado pelos estudantes Eduardo Almeida e Vanílson Viana