Reconhecimento: Curso de Design de Interiores é bem avaliado pelo Conselho Estadual de Educação

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), conquistou nota 4.4, em uma escala que vai de 1 a 5, em avaliação realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-MA).

A avaliação foi constituída por reuniões virtuais com a equipe diretiva do ProfiTec, incluindo o coordenador geral Lúcio Campos, o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Estadual do Maranhão (CCT/Uema), Fernando Lima, e a coordenadora do curso de Design de Interiores, Ingrid Braga, nas quais foram discutidos o Projeto Pedagógico do curso e as práticas acadêmicas implementadas. O envolvimento do Núcleo Docente Estruturante, professores e estudantes do curso, além de visitas virtuais pelas instalações físicas dos campi também foram alvos fizeram parte do processo avaliativo.

Implantado em 2020, o curso é o primeiro do programa especial da Uema a ser avaliado pelo CEE-MA.

Para o reitor da Uema, Walter Canales, o reconhecimento concedido pelo CEE-MA é um testemunho do compromisso da universidade em oferecer uma educação de alta qualidade e preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

“É motivo de orgulho para toda a Uema ter tido essa resposta positiva por parte do Conselho Estadual de Educação em relação ao Curso de Design de Interiores do programa ProfiTec. Essa nota revela a qualidade e empenho de toda a equipe do ProfiTec, que foi criado pela Uema para oportunizar à juventude do interior do Maranhão cursos de graduação de menor duração e com aulas nos finais de semana, atendendo a demandas específicas das cidades onde os cursos são ofertados. O empenho e dedicação da Uema, a sua visão em relação ao desenvolvimento de todo o Maranhão, mostram que é possível ter um curso de qualidade nesse formato e conseguir colocar mais maranhenses no mercado de trabalho, atraindo empresas, além de suscitar o senso de empreendedorismo desses futuros profissionais”, disse.

O sentimento de satisfação e cumprimento de missão institucional também foi compartilhado pelo coordenador geral Lúcio Campos.

“É motivo de satisfação ter o primeiro curso do ProfiTec  reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. O curso de Design de Interiores foi implantado na época da pandemia, com poucos recursos, mas, ainda assim, obteve uma nota excelente. Quero ressaltar que esse resultado tem muita relação com a qualidade de ensino e empenho de todos, parabenizo toda a equipe e espero que essa nota sirva de incentivo para os outros cursos. Agora, os estudantes do curso que concluíram todas as disciplinas e apresentaram o TCC só irão aguardar a colação de grau”, comentou.