ProfiTec promove palestra sobre Trabalho de Conclusão de Curso para estudantes de Redes de Computadores

No último sábado (16), o Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), promoveu uma palestra sobre Trabalho de Conclusão de Curso  para os estudantes do curso de Redes de Computadores do Campus Caxias.

A palestra foi conduzida pela bibliotecária do ProfiTec, Rosiane Castro, que compartilhou informações sobre as normas da ABNT, a metodologia para a elaboração de um TCC de qualidade e a importância do repositório digital institucional. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas diretamente com a palestrante, facilitando o processo de aprendizagem.

O evento foi realizado como parte do último encontro da disciplina de Projeto de Redes, ministrada pelo professor e coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos. A integração da palestra com a disciplina permitiu uma abordagem prática.

“Os estudantes estão na reta final do curso, então optamos por trazer essa temática, pois sabemos que os alunos precisam ter mais entendimento sobre a estruturação do TCC e isso envolve a metodologia, delimitação do tema, as referências bibliográficas, citações e outros tópicos para facilitar a produção de seus trabalhos. Aproveitamos, ainda, para falar da importância de colocar suas produções no repositório digital para que esse aluno, que também é pesquisador e futuro profissional, solidifique sua identidade”, disse a bibliotecária Rosiane Castro.

A palestra foi bem recebida pelos estudantes, que expressaram sua gratidão pela iniciativa do ProfiTec em oferecer suporte e orientação durante essa fase final do curso.