Estudantes do ProfiTec participam de aula prática em Estação de Pesquisa e Consultoria Agronômica na cidade de Balsas

Estudantes do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) participaram, no dia 6 de janeiro, de uma aula prática na Estação Accert Pesquisa e Consultoria Agronômica, localizada em Balsas.

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação, sob a coordenação do professor da disciplina Monitoramento de Pragas e Doenças, Joel Cabral, realizaram a atividade de monitoramento de pragas nas culturas de soja, milho e feijão da estação de pesquisa.

Na Estação Accert, são conduzidas pesquisas individuais e em parceria com empresas multinacionais na área de agronegócio. A empresa é a única no Maranhão que desenvolve trabalhos com produtos ainda na fase de registro no Ministério da Agricultura (protocolos RET). No centro de pesquisa, também são cultivados híbridos de milho, produtos químicos e biológicos para uso nas culturas de soja, milho, feijão e algodão.

“Devido a parceria entre a Accert e a Uema, foi cedida uma área de 1 hectare para professores do Campus Balsas desenvolverem trabalhos de campo na estação. Então esse foi o local propício para a aula prática, na qual os estudantes puderam aprender mais sobre as principais pragas que atacam as culturas de soja, milho e feijão, os desafios enfrentados pelos produtores, além de estimular o desenvolvimento e/ou aprimoramento das ferramentas tecnológicas usadas no agronegócio”, afirmou o professor Joel Cabral.