Professor e estudante do ProfiTec apresentam trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) foi representado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida em Imperatriz-MA.

Nesta edição, a SNCT teve como tema “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável” e objetivou promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população.

O professor Moisés Rocha apresentou a palestra sobre “Otimização da logística dos resíduos sólidos urbanos em regiões com restrições de instalação de aterros sanitários no estado do Maranhão”, na abordou sobre a aplicação de modelos matemáticos para aprimorar a cadeia dos resíduos sólidos urbanos, indicando os locais mais adequados para instalação de aterros sanitários e os grupos de cidades que devem enviar seus resíduos a um aterro específico.

De acordo com o professor, essa é uma opção que atenderia às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ao menor custo total possível. “Além do que o estudo pode contribuir na formação de consórcios entre municípios maranhenses para destinação mais adequada dos resíduos sólidos urbanos”, acrescentou Moisés.

Ainda durante a Semana de Ciência e Tecnologia, o estudante do CST em Gestão da Qualidade, Tairon Mesquita, fez a apresentação do trabalho sobre o tema “O Mapeamento de processos na indústria de cerâmica vermelha” em dois locais: Centro de Convenções de Imperatriz e no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) da cidade de Barra do Corda.

“Foi muito interessante e enriquecedor participar do evento, além de assistir as apresentações de trabalhos feitos por outros estudantes, pude apresentar o meu trabalho de pesquisa. Foi a chance de expor o que tenho desenvolvido e obter ótimos feedbacks por parte dos professores e avaliadores”, comentou o estudante.