Enade 2022: Curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade do ProfiTec obtém conceito 3

Foram divulgados, hoje (31), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizados em 2022 e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado no Campus Grajaú pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema), recebeu nota 3, compatível com a média geral.

O Enade é a prova anual aplicada para todos os alunos de cursos superiores a fim de analisar os cursos e as instituições de ensino superior.

Por ser uma das turmas do ProfiTec que estrearam o programa, essa foi a primeira vez que o curso passou pela avaliação, que contou com mais de 600 mil inscrições de todo o Brasil.

Para a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do ProfiTec, Thayanne Ferreira, a nota obtida pelo curso revela que os estudantes desenvolveram as habilidades e competências esperadas nessa área de formação.

“A nota é o resultado de uma prova feita pelos universitários e serve para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares de cada curso de graduação. A nota no Enade demonstra que o curso está alinhado com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas para a área de gestão da qualidade. Essa nota reflete que os estudantes adquiriram as habilidades e competências esperadas para a sua área de formação, indicando que o curso e o ProfiTec oferecem um ambiente de ensino e aprendizado eficazes. Essa nota pode gerar reconhecimento e prestígios para os nossos alunos no mercado de trabalho, o que é benéfico na busca por emprego e oportunidade de pós-graduação”, comentou a coordenadora.

Em 2022, foram avaliados 26 cursos, sendo 13 bacharelados e 23 tecnólogos.

Dentre os cursos tecnólogos, passaram por avaliação os cursos das áreas de comércio exterior, gestão da qualidade, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Sobre o Enade

O Enade é fundamental para a avaliação dos cursos de graduação de todo o Brasil a partir das respostas do Questionário do Estudante e o desempenho dos alunos na prova.

As médias são obtidas considerando o desempenho médio nacional e o desvio padrão. Dessa forma, é possível chegar aos conceitos que variam de 1 a 5. As graduações com nota 3 estão dentro do rendimento comum ou próximo a ele.