Vestibular ProfiTec Uema 2024 ocorre em clima de tranquilidade

Neste domingo (24), aconteceu a prova em etapa única do Vestibular ProfiTec Uema 2024 em nove cidades do Maranhão, incluindo a capital.

Mais de 1.500 candidatos estavam aptos a participarem da prova composta por 44 questões de múltipla escolha e uma redação, cujo tema tratou sobre “Educação: O caminho para descobrir, criar, viver plenamente no mundo em movimento”.

Segundo a superintendente de Concursos e Seletivos da Uema, Cristiane Pestana, o seletivo ocorreu em clima de tranquilidade.

Nós aplicamos as provas dos seletivos do ProfiTec e do Ensinar Formação de Professores em 35 municípios. Em São Luís, nós tivemos aplicação de prova somente do vestibular ProfiTec. O clima estava muito tranquilo, não tivemos reclamações pedagógicas sobre as provas e nem informações a respeito de atraso de candidatos. Nós temos as melhores expectativas para o preenchimento dessas vagas”, comentou.

De acordo com o reitor da Uema, Walter Canales, a oferta de cursos pelos programas especiais é uma forma que a universidade, em parceria com o Governo Estadual, tem de levar Ensino Superior gratuito a um maior número de maranhenses.

Nós temos uma missão que é a formação de professores para a melhor desenvoltura dos cursos da educação básica e também a oportunidade que os alunos terão de ingressar nos cursos tecnológicos e atingir os objetivos de desenvolvimento do governo Carlos Brandão, que é atrair investimentos de empresas para o interior do estado. Dessa forma, a Uema irmanada com o Governo Estadual dá essa oportunidade para que vários maranhenses possam melhorar suas vidas”, disse.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, falou da importância da oferta de cursos tecnólogos.

“Estamos ofertando cursos tradicionais do ProfiTec e também quatro cursos novos com o objetivo de capacitar profissionais da área de tecnologia para atender as demandas da sociedade maranhense. Desejamos uma boa sorte aos vestibulandos”, ressaltou.

A candidata ao Curso Superior de Energias Renováveis, Milca Arouche, de 17 anos, participou pela primeira vez de um vestibular da Uema e revelou como foi sua preparação.

“Acredito que o Curso de Energias Renováveis foi a oportunidade que surgiu para mim aqui, em São Luís, neste momento. Eu acredito que essa seja a área do futuro, por causa do contexto que estamos vivendo agora. Eu tenho estudado bastante desde o segundo ano do Ensino Médio e vou fazer a prova com base nessa preparação. Se eu for aprovada, ótimo, senão vou continuar estudando e não vou desistir”, candidata Milca Arouche, 17 anos.

O gabarito preliminar já está disponível, acesse aqui. Os candidatos podem interpor recurso nos dias 25 e 26 de setembro. No dia 5 de outubro, será publicado o gabarito definitivo.

Já o resultado final está previsto para o dia 26 de outubro.

Fotos: Rafael Carvalho