ProfiTec e Secretaria de Municipal de Educação de Miranda do Norte discutem possibilidade de parceria para oferta de cursos tecnólogos no município

Em reunião realizada ontem(25) o Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema) e a Secretaria Municipal de Educação de Miranda do Norte (Semed Miranda) debateram a possibilidade de estabelecer uma parceria para a oferta de cursos tecnólogos no município.

Estiveram reunidos a secretária da Semed Miranda, Rosa Lemos, e o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, que conversaram sobre as demandas por cursos superiores na cidade de Miranda do Norte.

Para Rosa Lemos, viabilizar a oferta de cursos de graduação no município poderá preencher uma importante lacuna educacional na região, pois não há campi ou polos de universidades em Miranda do Norte, o que torna difícil o acesso ao Ensino Superior para os jovens.

A iniciativa da reunião também atende a uma proposta do deputado federal Junior Lourenço, ex-prefeito de Miranda do Norte, que manifestou interesse em apoiar a implementação dessa parceria, pois está ciente que a colaboração poderia abrir novas portas para a formação acadêmica e profissional dos jovens do município.

“Os cursos tecnólogos são demandados por serem de curta duração e focados em áreas específicas, preparando os futuros profissionais para atuarem em segmentos em alta no mercado de trabalho. Além disso, os diplomas concedidos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), possibilitando que os egressos façam pós-graduação e participem de concursos públicos de nível superior. Então essa parceria seria muito benéfica para a formação da juventude de Miranda do Norte”, comentou Lúcio Campos, coordenador geral do ProfiTec.