Estudante do Curso de Gestão da Qualidade apresenta resultados parciais de Projeto de Educação Financeira na Pré-JOEX 2023

A estudante Débora Cardoso, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, que é ofertado pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica do Maranhão (ProfiTec), apresentou resultados parciais do trabalho “Uso da educação financeira no Ensino Médio como apoio na preparação dos jovens para o futuro” na Pré-Jornada de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O projeto, que é orientado pelo professor Wellinton Assunção, do Curso de Gestão da Qualidade, demonstra a dedicação e o compromisso dos estudantes do ProfiTec com questões sociais relevantes.

“Com projetos dessa natureza, o estudante do Curso de Gestão da Qualidade pode compartilhar o conhecimento que teve em sala de aula com outras pessoas. Inclusive, no Curso de Gestão da Qualidade tem disciplinas na área de gestão de custos e de empreendedorismo que estão alinhadas com as atividades do projeto implementado pela estudante Débora. Então é uma atividade que ultrapassa o muro da universidade, levando esses conhecimentos atuais e importantes para a comunidade”, ressaltou o professor Wellinton.

A iniciativa está sendo implementada junto aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Wady Fiquene (CAIC), na cidade de Itapecuru Mirim.

O estudo tem demonstrado uma realidade alarmante: 67% dos estudantes avaliados têm algum tipo de renda individual mensal, no entanto, possuem conhecimento limitado sobre finanças pessoais e enfrentam desafios na gestão de seus recursos financeiros. Os alunos que têm renda própria também não contribuem para a renda familiar e não estabelecem reservas financeiras para emergências ou planos futuros.

Débora também observou uma carência no ensino de educação financeira, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar dos jovens participantes. A partir disso, a estudante implementou atividades práticas, incluindo dinâmicas e explicações de conceitos relacionados à gestão financeira pessoal. Seu objetivo tem sido capacitar os alunos a pensar de forma mais consciente sobre planejamento financeiro, reserva de emergência e outros métodos de gestão dos recursos financeiros.

“Conciliar os conhecimentos do curso e da  pesquisa sobre o tema do projeto foi importantíssimo, pois algumas disciplinas nos direcionam a montar a melhor estratégia na tomada de decisão. Foi um desafio e acredito que assim como ensinei também acabei aprendendo. Quando estava me preparando e levantando informações para a pesquisa e para repassar informações para os alunos, percebi que não se tratava de uma tarefa fácil, pois a educação financeira é algo que não aprendemos em casa, porém é algo muito importante”, comentou Débora.