ProfiTec marca presença na visita do Ministro das Telecomunicações à Uema

Na tarde desta segunda-feira (13), a Universidade Estadual do Maranhão recebeu a visita do Ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Resende Filho.

O ministro foi recebido pelo reitor Walter Canales e uma comitiva formada por pró-reitores, diretores de Centro e de Curso, coordenadores de programas especiais e de setores ligados à tecnologia da IES.

Além do ministro, estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Neto Evangelista e Osmar Filho, e o prefeito da cidade de Gonçalves Dias, Antônio Sena.

Na ocasião, o reitor Walter Canales apresentou o potencial da universidade e sua capilaridade no estado do Maranhão, ressaltando o Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), o Programa Ensinar de Formação Docente, o Programa de Formação de Docentes para a Diversidade Étnica (Proetnos) e o Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet). Além de mencionar estatísticas sobre alunos matriculados em cursos regulares, bolsas de pesquisa e extensão, acessibilidade e inovação.

Walter Canales mencionou que as emendas parlamentares destinadas por parlamentares têm sido fundamentais para o incremento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da Uema.

“Todo apoio financeiro é bem-vindo para nossa universidade, mais que isso, é necessário, seja dos deputados estaduais ou federais. Inclusive já apresentamos nossos projetos que possam ser de interesse dos deputados sejam apoiadores das ações da Uema que, consequentemente, irão beneficiar a educação do povo do Maranhão. A missão da nossa IES é tornar claro seu propósito para a sociedade e contamos com o apoio dos deputados, por meio de suas emendas parlamentares, para diversas ações”, disse o reitor.

O ministro Juscelino Filho falou da satisfação de retornar à Uema para conferir de perto o fruto da emenda parlamentar destinada por ele durante sua atuação como deputado federal e reforçou o interesse de estreitar o diálogo e parcerias em prol da educação e do desenvolvimento do Maranhão.

“As universidades públicas têm um papel importante, então além de estar aqui para fazer algumas entregas fruto de emendas parlamentares de quando eu ainda era deputado federal, venho me colocar à disposição no que tange às atribuições e ações do Ministério das Comunicações a fim de que possamos construir parcerias, mantendo uma relação próxima. Sabemos que a conectividade é algo que vai dar um salto de qualidade no ensino, então iremos ser um porta-voz da universidade junto aos demais ministérios naquilo que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Uema”, comentou o ministro.

Para o vice-coordenador do ProfiTec e diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Fernando Lima, a presença do ministro é um sinal positivo para a universidade e para o estado.

“A presença do ministro aqui é importante para construção de parcerias que possam beneficiar o Maranhão. Ele teve contato com professores da nossa universidade que atuam na área de telecomunicação. Além disso, o ProfiTec, que oferece cursos da área tecnológica tais como Redes de Computadores, Geoprocessamento, Agrocomputação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é um programa que forma profissionais que poderão somar forças no segmento de telecomunicações”, disse.