ProfiTec é uma das pautas discutidas durante visita do vice-governador Felipe Camarão à Uema

Nessa sexta-feira (21), ocorreu a visita do vice-governador do estado do Maranhão e secretário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA), Felipe Camarão, à Universidade Estadual do Maranhão (Uema),na qual o Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) esteve em evidência.

O encontro, que contou com a presença da Gestão Superior da Uema e dos coordenadores dos programas especiais ProfiTec, Ensinar, Proetnos e Uemanet,  teve como objetivo principal discutir estratégias para fortalecer o Ensino Superior no estado e ampliação da oferta de cursos superiores para todas as regiões do Maranhão.

O vice-governador expressou o interesse da gestão estadual em investir na expansão do Ensino Superior e destacou a importância da parceria com a Uema para alcançar esse objetivo.

Uma das iniciativas discutidas na reunião foi o compartilhamento de instalações do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e de Centros do Educa Mais a fim de possibilitar o funcionamento de cursos de graduação em cidades onde não há prédios da Uema.

Desse modo, a cooperação entre governo e a Uema, por meio de seus programas especiais, ampliaria a oferta de cursos superiores em diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma formação diversificada e de qualidade.

“A Uema, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria da Ciência e Tecnologia irão trabalhar, sob a liderança do governador Carlos Brandão, irão trabalhar em conjunto na área de alfabetização, cultura de paz nas escolas, na formação de professores, na ampliação do Ensino Superior em todo o estado do Maranhão. Então, com toda a sabedoria e autonomia que a Uema tem, a Seduc está aqui como parceria para que a gente possa avançar cada vez mais na educação maranhense”, comentou Felipe Camarão.

Para o reitor Walter Canales o estreitamento das relações entre Uema e governo do Maranhão é fundamental para traçar estratégias eficazes em prol do avanço do Ensino Superior.

Na ocasião, o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, apresentou os cursos ofertados, além de mencionar os cursos que podem ser implementados em parceria com instituições e órgãos do governo estadual.

“A gente ouviu a sociedade para saber quais cursos são mais solicitados em determinadas cidades onde agora têm ProfiTec e assim pudemos atender da melhor maneira possível as demandas. Em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a perspectiva é que façamos o mesmo só que em maior escala, democratizando o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade”, disse Lúcio Campos.

A visita resultou na formação de grupos de trabalho que se dedicarão a aprofundar os estudos sobre as demandas da área do Ensino Superior e definição de ações concretas para efetivar as parcerias entre governo e Uema.

Fotos: Rafael Carvalho