A importância do estágio na vida do estudante: experiência de Jacqueline Castro na área de Tecnologia da Informação

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), tem preparado os alunos para enfrentar os desafios do mundo profissional, oferecendo conhecimento teórico e ferramentas para o desenvolvimento de habilidades técnicas que possam ajudá-los a ter êxito.

O estágio é uma fase importante nessa jornada universitária, porque é o momento de vivenciar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas.

Para a estudante Jacqueline Castro, que está no último período do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, o estágio supervisionado vivenciado por ela na empresa Alumínio & Vidro, em Olho d’Água das Cunhãs, foi uma experiência edificante.

Durante o estágio, Jacqueline esteve engajada na atividade de atualização do sistema de telecomunicação da empresa, realizando a instalação de repetidor de Wi-Fi, elaboração de um chatbot para melhorar a comunicação com os clientes, formulação de um sistema de compartilhamento seguro de mídias e documentos on-line, além da manutenção preventiva dos computadores da empresa.

Com base teórica sólida adquirida ao longo do curso, a estudante conseguiu desempenhar um papel ativo na empresa.

“Essas experiências proporcionaram um aprendizado prático valioso. Poder contribuir para a melhoria da infraestrutura tecnológica da empresa foi gratificante, além de ter tido a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e de resolução de problemas”, disse.

No dia 12 de julho, Jacqueline finalizou o estágio supervisionado e já está empolgada para os próximos desafios.

“Estou muito grata à empresa e à universidade por me proporcionarem essa experiência enriquecedora. Essa vivência fortaleceu minha paixão pela área de Redes de Computadores e tem sido uma motivação na busca constante por novos desafios e oportunidades de aprendizado”, comentou.