Curso de Agrocomputação é destaque durante apresentações do ProfiTec no Agrobalsas 2023


Por em 18 de maio de 2023



O Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/UEMA) está presente no AgroBalsas 2023, maior evento de agronegócio do Maranhão, que acontece até sábado(20), na Fazenda Sol Nascente.

Professores e alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação compartilham informações sobre o curso e do ProfiTec com os participantes que visitam o estande da UEMA.

Dentre os visitantes, estiveram o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, a secretária da SECTI, Natassia Weba, a diretora do Campus Balsas, Maria Célia Castro.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, comentou sobre a importância da presença do ProfiTec no evento e, em especial, a orientação para os visitantes a respeito do CST em Agrocomputação por ser um curso ofertado na UEMA Campus Balsas.

“A ideia é que a comunidade estudantil de Balsas, empresários e profissionais conheçam a respeito do Curso de Agrocomputação e o perfil do profissional que pretendemos formar. Nosso intuito é fortalecer o elo entre a universidade e o setor produtivo, dessa forma é possível que possamos criar parcerias de estágio, trainee ou oportunidades futuras de trabalho. Além disso, o Curso de Agrocomputação pode contribuir para o desenvolvimento da região de Balsas”, explicou.

De acordo com o estudante Neliomar Fonseca, que representou o CST em Agrocomputação no estande UEMA, o evento é uma oportunidade de interagir com quem tem experiência técnica e profissional na área.

“Um dos destaques é a exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas com tecnologia de ponta embarcada, uma vez que esses produtos são essenciais para a prática da chamada Agricultura de Precisão, que tanto estudamos em Agrocomputação. Por ser um curso voltado ao aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias, no contexto das ciências agrárias, é de extrema importância para alunos e professores participarem de eventos como este, que são verdadeiras vitrines e laboratórios para o complemento do aprendizado adquirido em sala de aula”, comentou.

Para a estudante Nágilla Soares, falar do curso para os visitantes é motivo de orgulho.

“Acredito muito no potencial do curso de Agrocomputação por conta da grande demanda mundial no setor agrícola. O curso soma duas áreas importantes, a agronômica e a tecnológica. Fico feliz em apresentar essas informações para pessoas que têm interesse em conhecer e fazer parte deste avanço”, explicou.

Além dos estudantes, a coordenadora de polo do ProfiTec em Balsas, Adriana Diniz, e o coordenador do Curso de Agrocomputação, Mauro Sérgio Pinto, também estão integrando a equipe ProfiTec de monitores.

No estande UEMA, estão presentes equipes da Superintendência de Gestão Ambiental, Núcleo de Geoprocessamento, ODS UEMA, dentre outros setores estratégicos.

 

Por Débora Souza 



Últimas Postagens