ProfiTec presente no Balsas Summit 2023

O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi representado pelo coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação, Mauro Sérgio Silva, durante o Balsas Summit 2023,  que acontece até hoje (16), na UniBalsas.

O Balsas Summit “Cúpula de Inovação do Cerrado Sul” é um evento idealizado pelo Ecossistema de Inovação de Balsas, do qual a UEMA faz parte, e que tem como objetivo estimular novas perspectivas, compreensões e conexões para criação de novas tecnologias e empreendimentos na Região Sul Maranhense.

A programação reúne empreendedores, instituições de ensino, gestores públicos, professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.

Durante o painel “Eixo Agronegócios”, realizado ontem (15), o professor Mauro Sérgio apresentou o ProfiTec, ressaltando as especificidades do programa e do Curso de Agrocomputação que é ofertado no Campus Balsas. Além disso, ele esclareceu as dúvidas sobre o formato do curso, funcionamento e as áreas do conhecimento que integram a grade curricular.

“O ProfiTec é um programa grande, que oferta o curso de Agrocomputação e outros cursos da área tecnológica. Esse programa é uma ferramenta logística para proporcionar dinamismo e flexibilidade para que possamos maximizar os recursos que já temos nas áreas de maior necessidade, como é o caso do curso ofertado aqui em Balsas”, disse.

A diretora do Campus Balsas, Maria Célia Castro, que também esteve presente no evento, comentou sobre o estímulo que o evento traz para a juventude da região.

O evento promove essa interação e conhecimento de forma que as pessoas possam estar mais capacitadas para pesquisa e solução de problemas por meio da tecnologia. A participação da universidade estimula também a presença dos estudantes. E a UEMA está presente com o professor Mauro e estudantes do curso de Agronomia. Esse tipo de dinâmica faz com que essa juventude reflita e traga soluções, a partir também de equipamentos e recursos tecnológicos.  Além disso, contribui para despertar a curiosidade dos jovens para o empreendedorismo aqui no sul do Maranhão”, frisou.