Nunca é tarde para começar uma nova carreira profissional: Educadora conclui curso de Design de Interiores do ProfiTec

Formada em Pedagogia e Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Estegite Carvalho, de 59 anos, teve uma longa trajetória atuando por mais de 30 anos na Rede Municipal de Educação da cidade de Teresina, na qual está aposentada, e também mais alguns anos como supervisora escolar na Rede Estadual do Maranhão.

Em 2020, quando foram ofertadas vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/UEMA), Estegite Carvalho ficou interessada pela possibilidade de atuar em uma nova área e ampliar seus conhecimentos, então fez o vestibular e foi aprovada.

De acordo com Estegite, participar do curso não foi fácil.

“O ProfiTec representa muito aprendizado e possibilidades de crescimento pessoal e profissional para mim. A trajetória no curso não foi fácil, eu tive muita dificuldade em desenho, mas com apoio dos colegas e, especialmente, dos professores deu tudo certo. Destaco a professora Nairama Barriga, minha professora em várias disciplinas e orientadora no TCC, e também a professora e coordenadora do curso, Ingrid Braga, que sempre me orientou e motivou durante essa jornada”, explica.

A estudante produziu como Trabalho de Conclusão de Curso um Projeto de Design de Interiores de um berçário para crianças de até três anos numa escola pública estadual, dessa forma, ela aliou os conhecimentos de sua experiência como gestora escolar e o aprendizado do Curso de Design de Interiores.

“Compreendi que havia necessidade de pesquisar quais são os fatores que interferem no abandono da escola pelas alunas e, acreditando ser por conta do papel da maternidade, resolvi desenvolver um anteprojeto de um berçário para as crianças de 0 a 3 anos, filhos dessas alunas, como TCC do curso de Design de Interiores”, comentou.

Estegite apresentou o TCC este mês, a expectativa dela agora é colocar em prática o projeto que foi apresentado e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, principalmente na escola que ela trabalha atualmente na cidade de Timon.

Para a coordenadora do curso de Design de Interiores, Ingrid Braga, essa conquista na vida da estudante é o que torna o ProfiTec um programa especial.

“O mais bonito do programa é saber que contribuímos para a realização de pessoas como a Estegite, uma pessoa de muita bravura, que superou muitos obstáculos para alcançar seu objetivo. Para mim, ela representa a razão de um programa como o Profitec, que possibilita novas oportunidades, existir”, ressaltou.

Estudante Estegite Carvalho e a coordenadora do Curso de Design de Interiores, Ingrid Braga.

Por : Débora Souza