UEMA e IEMA discutem parceria para ampliação da oferta de cursos do ProfiTec em cidades maranhenses

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) reuniram, nesta sexta (26),  para discutir a implantação de cursos superiores tecnológicos nas cidades que têm o IEMA, aproveitando a estrutura do instituto e a expertise da universidade.

Foi proposto que a UEMA, por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA), amplie a oferta dos Cursos Superiores de Tecnologia em Rede de Computadores, Agrocomputação, Gestão de Qualidade, Design Interiores, bem como crie novos cursos nas áreas de Gestão Comercial, Alimentos, Gestão Hospitalar e Gestão Ambiental  a serem ofertados nas cidades onde têm IEMA.

Inicialmente, foram citadas as cidades de Carutapera, Tutóia, Vargem Grande, São Mateus.

“Foi uma determinação do governador essa aproximação entre as duas instituições na otimização de espaços, de corpo técnico e, consequentemente, atender a sociedade onde nós temos instalações do IEMA e quem, em alguns horários, encontram-se disponíveis para funcionamento de novos cursos. Foi conversado, exposto os locais que podem ser feitas as melhorias, essas ampliações de atendimento à sociedade. O próximo passo será o detalhamento dessa aproximação para que o mais rápido possível levemos ao governador na expectativa da aprovação e início das atividades”, explicou o reitor Walter Canales.

O Diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, destacou a carência de instituições de nível superior em algumas cidades, por isso a importância dessa parceria. “A ideia é, realmente, a UEMA ocupar os prédios do IEMA em áreas que têm carência da oferta de nível superior. Elencamos todas as cidades que têm IEMA e uma disponibilidade noturna no prédio e que gostaríamos de desenvolver, por uma solicitação do governador, a oferta desses cursos, aproveitando a estrutura dos IEMAs nesses municípios. Acredito que vamos conseguir ofertar esses cursos para que os maranhenses possam ter mais possibilidades de fazer um Curso Superior aproveitando duas instituições grandiosas”, ressaltou.

De acordo com o vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda, foi criado um grupo de trabalho para aprofundar as discussões. “A cooperação será construída em vários aspectos, com as adequações necessárias ao longo de 2023”, destacou ele.

Para o coordenador geral do Profitec, Lúcio Campos, a parceria é promissora.

“Essa parceria vai unir o útil ao agradável, porque o IEMA tem uma estrutura de laboratórios boa e também tem professores doutores que são das áreas dos cursos do ProfiTec. Dessa forma, a gente vai conseguir aumentar ainda mais a oferta de Cursos Superiores no estado do Maranhão, democratizando o ensino”, pontuou.

Ele também comentou que serão feitos estudos aprofundados sobre os cursos e as cidades onde podem ser ofertados para apresentar ao governador.

A previsão é que o próximo vestibular do ProfiTec seja realizado no segundo semestre deste ano e que as aulas das novas turmas iniciem em janeiro de 2024.

Por Débora Souza e Paula Lima