Reta Final: Turmas do CST em Design de Interiores dos campi Bacabal e Timon entram em fase de apresentação de TCC

As primeiras turmas do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA), ofertadas nos campi Bacabal e Timon, iniciaram, este mês, as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

As estudantes do Campus Timon, Victória Régia Oliveira de Almeida e Raíssa Costa, abriram as apresentações de TCC em dupla. Elas abordaram o tema “O Design de Interiores como agente de transformação social: Projeto de Interiores para Unidade Habitacional do PMCMV” e foram orientadas pela professora Débora Garreto.

A construção desse produto foi desafiadora e rica em conhecimento. Nossa dupla teve uma sintonia boa no processo e a nossa orientadora foi maravilhosa em todas as etapas de desenvolvimento, assim como o professor Tarsis, que esteve presente em algumas etapas pontuando questões pertinentes. Enfim, ver o resultado foi gratificante. Eu fico pensando que  iniciar um curso em meio a pandemia de forma remota foi difícil, era uma novidade para nós alunos e também para os professores, ainda mais por sermos a primeira turma, mas estamos concluindo essa etapa e posso dizer que estou muito feliz e agradecida pelos ensinamentos e por ter feito parte da família UEMA”, disse Victória.

Para a estudante Raíssa Costa, o novo momento traz grandes  expectativas.

Considero uma grande conquista a conclusão do curso de Design de Interiores. Tenho grandes  expectativas em relação ao meu desempenho profissional, pois esse é um mercado muito promissor. Fazer parte do Profitec foi uma experiência muito boa, torço para que outras pessoas também tenham oportunidade de ingressar no curso por meio desse programa”, comentou.

A orientadora Débora Garreto falou da abordagem do TCC e sobre a proposta do curso de Design de Interiores.

“O curso é intenso, a gente percebe essa proposta de interiorização e de capacitação de alunos nas áreas do interior do Maranhão. Em Timon, há uma ligação muito grande com Teresina, o que abre muitas possibilidades para realização de propostas que já vinham como um projeto de vida para as alunas. O ProfiTec tem um perfil de aluno que trabalha a semana inteira e tem aula aos finais de semana com uma produção intensa, uma imersão muito direcionada a área e que consegue apresentar produtos satisfatórios e de qualidade ao final de um tempo que a gente considera bem curto”, ressaltou.

O Coordenador Geral do ProfiTec, Lúcio Campos, expressou que o momento é de alegria pelo êxito dos alunos e do programa.

“Isso é uma grande conquista. São as primeiras turmas, os primeiros TCCs defendidos de um programa que iniciou em 2020, mas que vinha sendo idealizado desde 2018. O ProfiTec está se expandindo e estamos vendo os primeiros filhos se formando. Esses jovens conseguiram concluir todas as etapas e estão aptos a, praticamente, enfrentar o mercado de trabalho. A gente observa que o nosso trabalho está sendo bem feito e vamos batalhar para que as próximas turmas também tenham uma quantidade expressiva de graduandos. Enfim, é uma alegria muito grande, tanto para o Profitec como para a própria UEMA”, comemorou.

Segundo a coordenadora do CST em Design de Interiores, Ingrid Braga, as apresentações estão sendo realizadas nas modalidades de monografia como trabalho em grupo e produção tecnológica.

“Essa primeira experiência tem sido um grande sucesso porque começamos um curso no auge de uma pandemia e, mesmo assim, temos um expressivo número de estudantes que acreditaram no curso e agora estão concluindo essa etapa. Isso foi tão inspirador que abrimos uma nova turma no Campus Codó”, comentou.

A professora Ingrid também contou que a força e o sucesso do curso é a soma de vários fatores.

Eu acredito que o sucesso do CST em Design de Interiores é resultado da qualidade do curso, do profissionalismo e da experiência dos professores,  do esforço dos alunos, do interesse em aprender e da inovação. A gente sempre esteve com o curso que tem temas inovadores. Acreditar que Design de Interiores se resumia a ambientação é coisa do passado. Hoje, os alunos têm um mundo de possibilidades de trabalhar o design de interiores e eles sabem disso. Então, eu só tenho a agradecer aos professores, que são de primeira qualidade; aos coordenadores de polo também, porque sem eles não seria possível toda essa articulação”, pontuou.