Estudantes do CST em Redes de Computadores finalizam estágio obrigatório

Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia de Redes de Computadores do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec/UEMA) dos campi Caxias e Santa Inês finalizaram, no mês de novembro, o período de estágio obrigatório.

Para acompanhar o desenvolvimento dos estagiários, o coordenador de Estágio do ProfiTec, Wellinton de Assunção, visitou as empresas e instituições onde os estudantes estavam atuando.

Na cidade de Caxias, as visitas aos 9 estagiários foram acompanhadas pelo coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, e pelo coordenador de polo Fernando Sampaio. Já em Santa Inês, o diretor do Campus Josimar Porto e o coordenador do Curso de Redes de Computadores do ProfiTec, Pedro Brandão, também fizeram parte das visitas aos 8 estagiários.

O professor Wellinton de Assunção revelou que os estagiários foram elogiados pelos representantes das instituições e empresas e que essa experiência em campo amplia a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

“Nossos alunos do CST em Redes de Computadores têm perfil para trabalhar na questão da implantação e na montagem de redes das empresas, o que ajuda no aumento da produtividade delas, além de prover a interação do aluno com o mercado de trabalho. Também vale ressaltar que o estágio aumenta a chance do estudante ser contratado e foi o que aconteceu, recentemente, com um dos estudantes do Campus Caxias. A nossa visita aos locais de estágio é uma forma também de estreitar laços com as empresas e instituições no intuito de manter parcerias e possibilidades para nossos estudantes”, comentou Wellinton.

O estudante do Campus Caxias recém contratado pelo Centro Educacional CEFA, Marcos Victor,  fala de sua afinidade com a área e do aprendizado que obteve durante o estágio, elementos cruciais para sua contratação.

Como eu já tinha uma bagagem básica de conhecimento na área, minha adaptação com a função foi tranquila, o mais complicado foi a adaptação com as pessoas, pois nunca tive experiência em âmbito educacional, já que meu local de trabalho é uma escola particular aqui da cidade. Com os conhecimentos obtidos no curso e a experiência prática, consegui entender mais sobre temas que não tinha tanta experiência, como na área de infraestrutura de Rede. Esse foi um dos grandes motivos de hoje estar efetivado na empresa”, explicou.

Para a aluna do Campus Santa Inês, Delma Rodrigues, o estágio teve muita importância em sua formação universitária. Ela estagiou na empresa Maranet Telecom e atuou na área de gerência de redes.

Durante o período de estágio, pude desenvolver as atividades e conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares do curso de Redes de Computadores – PROFITEC. Foi possível constatar a eficácia do estágio por meio da aquisição de conhecimento, experiência e contato com profissionais atuantes na área de redes, bem como a partir da execução das atividades propostas de maneira adequada”, disse.

No primeiro semestre de 2023, um novo grupo de estudantes do CST em Redes de Computadores irá iniciar o período de estágio obrigatório.