Aula prática de Cabeamento Estruturado utilizando fibra ótica acontece no Campus Santa Inês

Nos dias 17 e 18 de dezembro, os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores do Campus Santa Inês tiveram uma aula prática de Cabeamento Estruturado utilizando fibra ótica.

A atividade foi organizada pelo professor Elton de Sousa e contou com a participação do estudante Thiago Freitas, que já tem experiência nessa área.

De acordo com o professor Elton, durante a prática, foi demonstrado como é a realização da fusão de fibra ótica de alta precisão, conectorização de fibra ótica FTTH e conectorização em cabos de par trançado (UTP).

“A ideia era mostrar aos alunos o que ocorre no cotidiano de um profissional da área quando faz a montagem de uma infraestrutura de redes de dados em banda larga”, disse Elton.

O aluno do CST em Redes de Computadores do ProfiTec, Thiago Freitas, explicou que, além de mostrar como funciona a comunicação em redes de computadores, foram abordadas as características da fibra ótica e do cabo UTP (popularmente conhecido como cabo azul de internet), bem como os padrões e normas técnicas estipuladas por grandes organizações como a IEEE e a ISO.

“A aula foi bem esclarecedora, com situações que envolvem resolução de problemas práticos e levando em consideração os principais tópicos do cotidiano profissional da área de redes – switches, routers, repetidores e etc. Também trouxemos uma máquina para mostrar como se faz a fusão dos cabos entre operadoras. Enfim, foi uma experiência muito legal e interessante para todos os envolvidos”, contou Thiago.