Alunas do CST em Design de Interiores estão entre os participantes do Curso de Processos Construtivos de Alvenaria

Alunas do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Campus Bacabal estão entre os participantes do Curso de Processos Construtivos de Alvenaria que iniciou dia 21 de novembro.

A oferta do curso para estudantes do Curso de Engenharia Civil e de Design de Interiores do Campus Bacabal é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com carga horária de 60h, o curso oportuniza o conhecimento prático sobre uma etapa importante da construção em alvenaria.

Para a diretora do Curso de Engenharia Civil e coordenadora do Curso de Design de Interiores do ProfiTec, Silvia Brandão, esse tipo de atividade é a concretização de um esforço que vem sendo realizado há um ano.

“Em uma oportunidade que estive em São Luís fiz uma visita ao Senai e tratamos dessa possibilidade. Finalmente, agora foi viabilizada e nossos alunos estão participando do curso. São 20 alunos aprendendo na prática, colocando a mão na massa. Como o curso é básico, mesmo que a pessoa não tenha muito conhecimento sobre construção civil, ela consegue acompanhar. Esse é o primeiro que conseguimos em parceria com o Senai e a gente tem vontade de ter outros no futuro ”, explicou Silvia.

O coordenador dos cursos da UEMA no Senai, Airton Egydio Petinelli, reforçou que a UEMA e Senai têm fortalecido relações ofertando a oportunidade para as turmas do Campus Bacabal.

“Há dois anos temos oferecido cursos em São Luís para turmas de Engenharia Civil e Arquitetura. Este ano já incluímos Engenharia Mecânica também, chegando a quase 120 alunos atendidos. E agora temos os alunos do Campus Bacabal. Eu acho essencial para os alunos estarem trabalhando, olhando situações do dia a dia, como levantar uma parede ou fazer massa.Eles vão adquirindo conhecimento prático, isso ajuda quando forem atuar profissionalmente”, disse.

Segundo a aluna do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Profitec/UEMA, Luzenilde Costa, a experiência tem sido exitosa.

“Temos agregado muito conhecimento, aliando teoria e prática. Consigo compreender e visualizar um processo construtivo, uma organização de um ambiente, enfim, terei mais base para ser uma  profissional excelente na área de Design de Interiores. Participar de cursos de duas instituições de excelência e credibilidade têm sido uma experiência exitosa”, disse.