Núcleo Administrativo Profª Zafira da Silva de Almeida: Espaço da nova sede da Coordenação Geral do ProfiTec é inaugurado

Na tarde de ontem (11), a Universidade Estadual do Maranhão inaugurou o Núcleo Administrativo “Profa. Zafira da Silva de Almeida”

O espaço passa ser a sede da Auditoria, coordenações dos programas especiais ProfiTec, Ensinar e Proetnos; Ouvidoria e Superintendências (ODS, AGA e Relações Internacionais).

O Núcleo Administrativo homenageia a professora Zafira da Silva de Almeida, falecida no dia 11 de dezembro de 2021, e que atuou de modo relevante na UEMA.

Na IES, a professora Zafira Almeida foi fundadora e diretora do Curso de Ciências Biológicas do Cecen. Coordenou o curso de Especialização em Educação Ambiental. Chefiou o Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática. Docente e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, Recursos Aquáticos e Pesca e da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE). Foi Assessora de Gestão Ambiental (2015/2018) e Pró-Reitora de Graduação(2019-2021).

Para o reitor Gustavo Costa, a homenagem é singela comparada à grandeza do trabalho e da pessoa que era a professora Zafira. Já o vice-reitor Walter Canales,  ressaltou que a UEMA também tem que ter locais adequados para o corpo administrativo e o prédio tem todos espaços alocados apenas para esse grupo.

O coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, comemorou a conquista do novo espaço. “Nossa sede funcionou provisoriamente em salas do Departamento de Engenharia da Computação e agora nós temos um espaço mais amplo, arejado e confortável para exercer nossas atividades”, comentou.

O marido da homenageada , Cláudio Leão Torres, comentou que a homenagem simboliza o legado da pesquisadora, professora e amiga que Zafira deixa para todos que a conheceram. “Ficamos muito gratos por essa homenagem e pelo carinho recebido por toda comunidade acadêmica”, disse.

Fotos: Luís Paulo