Estudantes ProfiTec do Campus Itapecuru Mirim participam de visita técnica em fábrica de móveis

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Campus Itapecuru Mirim fizeram uma visita técnica, dia 19 de novembro, à fábrica de cadeiras ART Móveis.

A visita, que foi coordenada pela professora da disciplina de Processos Produtivos do ProfiTec, Mônica Marsaro, tinha como objetivo mostrar o processo de produção e de gestão da qualidade aplicado pela fábrica.

O empresário José Mendes Alves Machado, proprietário da empresa, foi quem apresentou os setores, área de produção e processos aos alunos. Ele também mostrou como são fabricados utensílios, mesas, cadeiras, suporte para computador, armário e outros móveis.

Como a fábrica exporta a maior parte dos produtos e não possui estoques, o empresário tem investido em automação para agilizar e avançar na produção.

Para o estudante do CST em Gestão da Qualidade, Alex Ferreira Nunes de Brito, a experiência ampliou a visão da turma sobre a importância do curso.

“Algo que chamou minha atenção foi o fato de todo o processo, desde da moldagem e montagem dos produtos que utilizam aço, este tem que passar por um intenso sistema de purificação  e controle de qualidade. Ao final do processo, as peças também passam por teste de qualidade. A automatização também foi uma atitude visionária do empreendedor, com aquisição de robôs e redução de falhas na produção. Esses foram os pontos mais importantes que observei durante essa visita”, disse.