ENADE 2022: Alunos do CST em Gestão da Qualidade dos campi Grajaú e São Bento fazem prova com tranquilidade

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Programa de Formação Profissional Tecnológica da UEMA participaram, no dia 27 de novembro, do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE).

De acordo com a coordenadora do CST em Gestão da Qualidade, Thayanne Ferreira,  27 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade dos campi Grajaú e São Bento foram selecionados para participar do exame que faz parte do sistema de avaliação dos cursos de Ensino Superior do Brasil.

“Os alunos foram preparados durante o curso para mais esse momento. Eles fizeram dois simulados do Enade e tiveram disciplina específica de preparação, além de palestras sobre formação geral e específica em relação ao exame. No dia da prova, nossa equipe ProfiTec dos respectivos polos recepcionou os estudantes nos locais de prova com um kit super especial preparado com todo carinho para incentivá-los. Nós do ProfiTec temos certeza de que eles foram bem sucedidos”, comentou a coordenadora.

A professora Priscila Gadelha, que foi responsável por organizar as palestras de preparação para o ENADE, expressou a satisfação de dever cumprido.

“A coordenação científica esteve envolvida nesse processo através das palestras semanais, nas quais tínhamos professores convidados que falaram um pouco sobre os componentes de formação geral do Enade. Consideramos que foi excelente e o principal objetivo foi atingido de envolver os alunos, ver o comprometimento deles com o exame, a motivação. Em conjunto com a coordenação do curso, pudemos realmente contribuir para a preparação dos nossos estudantes”, explicou.

No dia da prova, os professores Abraão Ramos e Moisés Rocha estiveram nas cidades onde foram realizadas as provas, acompanhando a chegada dos alunos e entregando os kits ProfiTec para motivá-los. O gesto e empenho da equipe ProfiTec foram destacados pelos estudantes.

“A prova do Enade é um instrumento de avaliação muito importante, em meu ponto de vista, não só para as instituições de ensino, mas para nós também como alunos porque nos ajuda a ter uma visão do quanto realmente conseguimos absorver de conhecimento durante os anos que passamos estudando. A prova não estava difícil. Realmente, estava tudo dentro do conteúdo que foi visto nestes anos de curso. A coordenação ProfiTec e a coordenação do curso Gestão da Qualidade, desde o início, reforçaram a importância dessa prova para a gente e nos apoiaram dando orientações, esclarecimentos e se colocando à disposição para tirar dúvidas.  Ter o apoio de toda a equipe, inclusive, ter um professor aqui na cidade nos dando apoio nesse momento foi muito importante. A gente recebeu todo o carinho, recebemos alguns mimos momentos antes da prova. Então, todo esse apoio realmente nos deu estabilidade para fazer a prova de forma tranquila e confiante”, contou a estudante do Campus São Bento, Cleonilde Moraes.

O aluno Halisson Nascimento, do Campus Grajaú, revelou que estava bastante motivado pela presença da equipe ProfiTec no dia da prova.

“Parabenizo toda a equipe pela presença e entrega do kit. Foi muito importante, motivador. A prova foi tudo aquilo que esperávamos, conteúdo que havíamos estudado anteriormente. Estou muito feliz por tudo, inclusive pela grande expectativa superada e prova feita com excelência”, pontuou.