Estudantes do CST em Redes de Computadores do Campus Caxias iniciam estágio obrigatório
Por PROFITEC em 28 de setembro de 2022
Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Caxias foram apresentados, dia 23 de setembro, às organizações onde iniciaram a fase de estágio obrigatório.
Os estudantes Francisco Araújo Pinheiro, Victor Martônio Ferreira Almeida, João Willas Sena Santiago e Jefferson Evangelista da Silva começaram a estagiar nas empresas Bitmail (provedor de internet), Concessionária de Veículos Cavepel e Instituto Educacional Maciel.
No primeiro dia, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com os gerentes e visitar as instalações dos locais de estágio.
De acordo com o coordenador do polo do PROFITEC, Fernando Sampaio, entre as áreas nas quais os discentes vão atuar, sob a supervisão técnica de um representante da empresa, estão: suporte em laboratório de robótica, análise de conectividade de clientes e gerenciamento de estação de trabalho.
“Esse momento é quando o aluno tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento que ele vem adquirindo no decorrer dos períodos, além de vivenciar a dinâmica e a realidade de uma empresa que lida com tecnologia. Todos os gerentes das empresas ressaltaram a importância disso e mencionaram que estão de portas abertas a recebê-los como estagiários e, talvez, dar oportunidades mais promissoras, dependendo do desenvolvimento e desempenho individual de cada aluno.”, comentou Fernando Sampaio.
Para o estudante João Willas, esses primeiros dias de experiência na empresa Cavepel têm sido incríveis.
“A experiência está sendo incrível, já que posso colocar em prática a teoria vista em sala de aula e ver como realmente é a vida do profissional de TI no dia a dia. No segundo dia, já tive a oportunidade de acompanhar a resolução de problema na rede de um dos setores da empresa para observar na prática o que aprendi durante as aulas do curso”, explicou.
João também ressaltou a importância do estágio para sua vida acadêmica.
“No estágio, podemos desenvolver habilidades e a criatividade em meio aos desafios do dia a dia, além de ver, de perto, como é feito o trabalho em equipe, que é importante na preparação profissional para o mercado de trabalho”, concluiu.
Por Débora Souza