Aula Inaugural PROFITEC 2022.1 acontece em 6 campi da UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (PROFITEC), realizou, nesse sábado (28), a aula inaugural dos cursos do primeiro semestre de 2022. O acolhimento acadêmico aconteceu nos campi de Balsas, Barra do Corda, Codó, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento.

Os novos estudantes são dos cursos superiores de Tecnologia em Redes de Computadores (Coroatá e São Bento), Gestão da Qualidade (Barra do Corda e Itapecuru-Mirim), Design de Interiores (Codó) e Agrocomputação (Balsas).

“O PROFITEC foi idealizado para levar cursos tecnológicos para o interior do Estado, de forma a capacitar os alunos, capacitar a mão de obra que eventualmente irão trabalhar em empresas, indústrias, que queiram se instalar no interior do Estado e, assim, proporcionar o desenvolvimento do Maranhão sem precisar importar mão de obra. Desejo sucesso aos novos alunos”, disse o vice-reitor Walter Canales.

O Coordenador Geral do PROFITEC, Lúcio Campos, explicou que “o Programa de Formação Profissional Tecnológica (PROFITEC) busca viabilizar mais inclusão na área tecnológica para a juventude maranhense, ofertando cursos presenciais de menor duração e com aulas aos finais de semana. É um curso de graduação com diploma reconhecido e duração de 2 a 3 anos, que confere o grau de Tecnólogo ao seu concluinte. Concilia o conhecimento técnico com maior foco na prática do dia a dia. Nesta modalidade de graduação, os alunos são capacitados para atender campos específicos do mercado de trabalho em um menor período de tempo”.

De acordo com a Diretora do Campus Coroatá, Lilian da Silva Gomes, o Campus está em festa com o curso do PROFITEC. “A comunidade coroataense só tem a ganhar. Um curso que só veio acrescentar. Os alunos já vão sair do curso capacitados e preparados para o mercado de trabalho”, destacou ela.

O Secretário de Ciência e Tecnologia de Coroatá, Weksllay Mendonça, destacou a importância do curso e do programa PROFITEC para a cidade. “Muito importante. Sabemos que é uma área que há escassez. Precisa-se cada vez mais desses profissionais. Como coroataenses ficamos muito felizes, agradecemos a UEMA por ter trazido o curso para os jovens da cidade. Que aproveitem cada vez mais esse espaço que é dado para eles”, realçou.

Os alunos estão empolgados com os cursos: “com essa chance de graduação eu sei que vou poder investir nessa área de tecnologia, que é uma área muito boa, dinâmica, criativa e eu estou muito contente”, afirmou o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores, Davi Ferreira Alves.

Acolhimento aos calouros do Curso de Agrocomputação em Balsas

Acolhimentos aos calouros do Campus Itapecuru-Mirim